20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Escolinha da UNIGRAN forma jovens ginastas e estudantes

26/04/2006 15h24 – Atualizado em 26/04/2006 15h24

Assessoria de Comunicação

Criança precisa de atividade física para empregar sua energia e as brincadeiras que inventa são maneiras de ganhar equilíbrio, agilidade e autoconfiança, mas algumas são arriscadas e até preocupam. E a tranqüilidade dos pais é menor ainda quando os filhos brincam na rua. Pensando nisso, o curso de Educação Física da UNIGRAN realiza um projeto de extensão que ensina meninos e meninas da comunidade a “plantar bananeira” do jeito certo. Na Escolinha de Ginástica Olímpica as crianças encontram um espaço seguro para correr, brincar e desenvolver a flexibilidade e a coordenação motora em vários exercícios deste esporte.
O professor Rogério Montes, coordenador desse projeto iniciado em 1997, disse que, na parte de desenvolvimento físico, os exercícios da ginástica olímpica visam ao fortalecimento dos membros inferiores e superiores dos alunos, bem como à saúde do corpo todo. Assim, aos poucos, eles vão dominando as barras paralelas, as argolas, e os exercícios de solo mais comuns, como a rolagem e a como a parada de mão, ou a conhecida “bananeira”. O professor conta que é muito prazeroso trabalhar com as crianças e testemunhar a evolução de cada uma.
“A gente trabalha visando mais a parte formativa; então, quando se vê uma criança que nunca fez nenhum rolamento, nenhuma estrelinha e executa um movimento que sempre quis fazer, não é preciso falar mais nada, o sorriso que ela devolve para gente é muito gratificante”, disse o orientador. Montes afirma que a ginástica traz também agilidade mental e diz que os alunos da Escolinha tendem a se sair muito bem nos estudos. “Isso acontece porque eles não querem errar nenhum exercício que o professor pede e concentram sua energia toda na aula, tornando-se mais observadores e atentos”, falou.
O melhor é que a criança se beneficia disso tudo se divertindo e melhorando convivência em grupos. “Eu comecei a fazer ginástica por causa de uma amiga minha. Eu gostei e acabei ficando. Aqui eu me sinto mais ocupada, ao invés de ficar na rua, venho pra cá”, disse Sara Ribeiro, de 10 anos. Ela participa do projeto faz dois anos. A estagiária do 4º ano de Educação Física e atual monitora da Escolinha de Ginástica, Cássia Aparecida Pedroso, adiantou que os alunos deverão fazer uma apresentação na abertura da XII OLIGRAN, dia 12 de maio.
A participação na Escolinha de Ginástica da UNIGRAN é grátis e a inscrição pode ser feita na Coordenação do curso de Educação Física ou Ginásio da Instituição, durante os horários de aula, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 15h30. Podem participar crianças de 7 a 13 anos de idade. Anualmente, o projeto atende a duzentos alunos, em média. (IB-JRA)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.