04/05/2006 09h28 – Atualizado em 04/05/2006 09h28
Agência Estado
A partir de hoje os embarques de soja em grão e em farelo no terminal da Ferronorte em Alto Araguaia (MT) estão suspensos por falta de produção para escoar. Há 4 dias não chegam novas cargas para serem transportadas em função das barricadas montadas pelos agricultores que integram o Grito do Ipiranga.
Desde domingo o terminal opera apenas em função dos estoques existentes. O presidente da Brasil Ferrovias (BF), que além da Ferronorte congrega a Ferroban, Portofer e Noroeste, Elias David Nigri, calcula que se a manifestação dos produtores rurais persistir as perdas serão de R$ 2 milhões por dia. Em média 20 mil toneladas da oleaginosa produzida em Mato Grosso deixarão de ser embarcadas diariamente rumo ao porto de Santos, em São Paulo.
O volume representa 80% de toda produção agrícola escoada pela Ferronorte, que atende também os Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. A soja em grão e em farelo transportada a partir de Mato Grosso responde por cerca de 60% de todas as operações da Brasil Ferrovias. Nigri explica que o reflexo da paralisação forçada da ferrovia é a falta de receita. Com a entrada de divisas comprometida os programas de investimentos terão que ser reavaliados. “Provavelmente vamos ter que cortar novos aportes”.
Para que isso não seja necessário ele destaca que é fundamental que seja encontrada uma solução rápida para o problema enfrentado pelos agricultores desde o ano passado. Nigri defende que a responsabilidade por encontrar uma alternativa viável para sanar a crise é de todos os setores envolvidos na cadeia do agronegócio. O escoamento da produção de Mato Grosso do Sul também será suspenso a partir de hoje. Contudo a produção agrícola do Estado tem um peso pequeno na pauta da Brasil Ferrovias.
Em Goiás os embarques ainda estão sendo feitos normalmente apesar de alguns municípios já terem aderido ao protesto dos agricultores. Nigri destaca que para tentar minimizar o impacto do desabastecimento de grão no terminal de Alto Araguaia, a concessionária vai tentar desviar as operações para outros tipos de produtos, como o açúcar, por exemplo. Em Mato Grosso além do farelo de soja e da soja em grão a Ferronorte é utilizada na importação de fertilizantes e combustíveis. Nigri não informou a participação das operações.
Em Mato Grosso do Sul também são desembarcados combustíveis e embarcados produtos minerais e açúcar para o Sudeste do país. O não cumprimento dos contratos de exportação dos produtos agrícolas não deve resultar em penalidades na opinião de Nigri. Ele acredita que uma paralisação é um motivo de força maior. Neste caso o problema dos agricultores afeta desde as bases até os embarques nos navios. “Os prejuízos acabarão sendo distribuídos entre todos da cadeia produtiva”.