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domingo, 14 de setembro de 2025

Recuperação de BRs 158, 267 e 262 está em licitação

04/05/2006 16h05 – Atualizado em 04/05/2006 16h05

MS Noticias

Já entraram em processo licitatório no Departamento Nacional de Transportes e Infraestrutura Terrestre (DNIT) as propostas para recuperação de trechos das BRs 158, 267 e 262 em Mato Grosso do Sul. Segundo informações obtidas pelo deputado federal Vander Loubet (PT-MS) junto ao Ministério dos Transportes, as propostas devem ser abertas até o final deste mês e se a tramitação burocrática não sofrer nenhum obstáculo as obras começarão entre julho e agosto deste ano.Essas licitações contemplam os seguintes trechos e recursos: para a BR-158, que liga os municípios de Cassilândia e Selvíria, no Bolsão, a recuperação vai absorver investimentos de R$ 124 milhões 338 mil 140,89; para a BR-262, entre Campo Grande e Aquidauana, mais R$ 13 milhões 765 mil 224,57; e para a BR-267, entre Rio Brilhante e Jardim, mais R$ 33 milhões 855 mil 100,45.Agora em maio serão abertas duas propostas: as da BR-158, no dia 24, e da BR-267, no dia 31. Em junho, no dia primeiro, será aberta a proposta para a recuperação da BR-262. Com a abertura das propostas o órgão contratante homologa o nome da empresa vencedora e em seguida inicia o procedimento administrativo para autorizar o início das obras, processo que dura cerca de dois meses.FEDERALIZAÇÃO DA MS-040 – A federalização da MS-040, proposta em projeto de lei apresentado por Vander Loubet no ano passado, está prestes a ser consolidada nos próximos dias. O projeto recebeu parecer favorável do relator deputado Fernando Giacobo (Pl-PR), em dezembro de 2005, e está pronto para ser apreciado e votado pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara. Por tratar-se de matéria incluída em regime de tramitação especial, não vai à deliberação do plenário – basta ser aprovada pela maioria dos membros da Comissão para ser submetida à sanção presidencial e entrar em vigor.Na última quarta-feira, 3, o projeto chegou a ser incluído na pauta da reunião da Comissão, mas faltou quorum para deliberação. No entanto, acredita-se que a votação aconteça na próxima reunião. “Trata-se de um passo importante e decisivo para fortalecer o sistema produtivo do nosso estado e garantir uma nova alternativa de desenvolvimento social e econômico”, disse Vander. Ele afirma que os recursos federais são indispensáveis para concluir a rodovia e fazer dela o principal suporte econômico e social de uma região com mais de 3 milhões de hectares produtivos entre o centro e a costa leste de Mato Grosso do Sul.Projetada em 1994, a MS-040 liga Campo Grande à ponte sobre o rio Paraná, na divisa entre a sul-mato-grossense Brasilândia e a paulista Paulicéia. Trata-se de um corredor de cerca de 340 quilômetros, paralelo entre as BRs 262 e 267. Do traçado projetado, 20 quilômetros estão pavimentados e 90 ainda precisam ser abertos, o restante é estrada de terra. Estima-se que sejam necessários R$ 200 milhões para concluir a obra. Para municípios como Santa Rita do Pardo e Brasilândia, a estrada significa uma redução de 150 quilômetros na distância para Campo Grande, além de desviar grande parte do tráfego hoje existente nas BRs 262 e 267.A federalização da rodovia é reivindicação prioritária de todos os municípios sulmatogrossenses e paulistas localizados na região de divisa entre os dois estados. Em julho de 2005 aconteceu uma concorrida audiência pública no Ginásio de Esportes de Santa Rita do Pardo para reforçar essa aspiração. Cerca de 2 mil pessoas participaram da audiência. Entre as lideranças estavam o vice-governador Egon Krackekh (representando o governador Zeca do PT), os deputados federais Vander Loubet e Antônio Carlos Biffi, o deputado estadual Akira Otsubo (PMDB) e os prefeitos Eledir Barcelos (Santa Rita), Antônio de Pádua Tiago (Brasilândia), João Carlos Leme (Bataguassu), Antônio Eduardo de Lima (Anaurilândia) e Rônei Antônio Ferreira (Paulicéia)

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