08/05/2006 16h23 – Atualizado em 08/05/2006 16h23
Julio Melo
O Procon, órgão de proteção ao consumidor de Três Lagoas registrou nos últimos meses um aumento significativo nas reclamações relacionadas a garantias de produtos ‘duráveis’. Dentre estes o celular está na liderança. Segundo Luiz Carlos Alonso, diretor do órgão, houve contra esse tipo de serviço um aumento registrado em torno de 100%.Já em relação ao uso do sistema do setor de telefonia, ou seja, questões de sinal, cobranças houve uma redução. Antes 80% das notificações se referiam à irregularidades das operadoras nos serviços de telefonia fixa e móvel.“Hoje as reclamações estão mais descentralizadas, as pessoas vêm ao órgão agora, não só para reclamar das contas de telefone ou coisas assim, mas para fazer denuncias de diversas naturezas”, destacou Alonso.MAIS RECLAMAÇÕESAs reclamações ao Procon têm crescido nos três últimos meses. Para se ter uma idéia do salto que o órgão teve, em todo o ano de 2004, por exemplo, foram feitas apenas 328 reclamações, enquanto que somente no primeiro trimestre de 2006, foram registradas 500 notificações. Segundo o órgão se mantida essa proporção pode-se chegar a marca de 2 mil notificações.Reclamações contra consórcio aumentaram em 100%, e as denúncias em relação a banco (seguro, cartão de crédito) tiveram um crescimento superior a este percentual. Outra reclamação que tem sido constante é em relação inclusão indevida no Serasa e no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).PROCEDIMENTOToda a documentação juntamente com um relatório é elaborada e enviada direto para a empresa responsável, ou para todos envolvidos no processo, conforme determina o Código do Consumidor. Uma audiência é então marcada, sempre quando necessário entre o consumidor e o representante da empresa-fornecedora do serviço, é ai então que o Procon entra em cena assumindo-se como mediador nas negociações. Alonso disse também que 90% dos casos de reclamação são resolvidos no próprio órgão e 10% ficam para se resolver na Justiça.