09/05/2006 08h54 – Atualizado em 09/05/2006 08h54
Terra
O adolescente católico surrado por protestantes no domingo na cidade de Ballymena, na Irlanda do Norte, morreu nesta segunda-feira no hospital, informou a polícia. Quatro homens e um adolescente foram presos devido à agressão.
Michael McIlveen, 15 anos, foi surrado por um grupo de jovens separatistas na noite de domingo em uma ruela de Ballymena, quando ia comprar uma pizza. McIlveen, que estava com um amigo, foi agredido na cabeça com tacos de beisebol pelo bando. O colega conseguiu fugir.
Segundo testemunhas, um grupo de jovens fanáticos atacou a vítima com bastões de beisebol. Já caído no chão, Michael foi chutado repetidamente na cabeça. A vítima conseguiu voltar andando para casa, mas desmaiou e foi levado para o hospital, onde morreu na noite de hoje.
A tia de Michael McIlveen afirmou que o jovem foi morto apenas por ser católico. O comissário encarregado do caso, Terry Devlin, confirmou que o crime foi cometido por “razões religiosas”.
“Trata-se de um atentado sectário repugnante que lembra os dias mais sombrios da Irlanda do Norte”, disse o ministro britânico encarregado da Irlanda do Norte, Peter Hain.
O crime aconteceu poucos dias após um garoto de 19 anos ser atacado por um homem de 45 anos, que também pertence a um grupo separatista. A polícia tem certeza de que o ataque ao jovem de 15 anos foi por razões separatistas.