09/05/2006 10h04 – Atualizado em 09/05/2006 10h04
Dourados News
Terminou em Japorã o curso de capacitação para produtores relacionadas à apicultura no município. A iniciativa faz parte do Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul, desenvolvido pelo governo estadual – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Idaterra (Instituto do Desenvolvimento Agrário, Assistência Técnica e Extensão Rural) cm recursos provenientes de Consad/Iguatemi.
O curso contou com a participação de dezenas de apicultores e interessados na atividade. De acordo com a secretária de desenvolvimento Rural de Japorã, Arlene França, a proposta é capacitar multiplicadores na produção, com orientações sobre a utilização de técnicas de manejo e processamento do mel, incluindo informações básicas sobre práticas, padrões e procedimentos de higiene operacional.
Para o prefeito de Japorã Rubens Freire Marinho, que acompanhou uma das aulas do curso, a apicultura é atualmente uma importante alternativa como fonte de renda para os pequenos produtores, principalmente os produtores assentados, que disponibilizam áreas exploráveis pelas abelhas. Além disso, contribui com a ecologia, através da polinização de plantas cultivadas ou nativas, contribuindo para o equilíbrio da natureza.
Além do curso a apicultura do município ganhou reforço. Com recursos oriundos de parceria com o Consad/Idaterra/SDA foram distribuídos 30 kits de apicultura contendo colméias, fumegadores, equipamentos de proteção individual e cera alveolado. Em Japorã a produção de mel está dividida em cerca de 30 produtores envolvidos na atividade. Cada família possui uma média de 30 colméias.