09/05/2006 13h54 – Atualizado em 09/05/2006 13h54
EFE
Quatro policiais morreram hoje em um ataque lançado por um grupo armado na conflituosa província de Al Anbar, ao oeste da capital iraquiana, informaram fontes de segurança locais.
Os quatro agentes de segurança morreram atingidos pelos atacantes quando saíam da sede do Governo da cidade de Ramadi, capital de Al Anbar, disseram as fontes.
As mesmas fontes disseram que um grupo de desconhecidos assassinou a tiros, ontem à noite, o xeque Omar Said Hauran, membro da Organização de Ulemás do Iraque, a mais importante instituição religiosa sunita do país.
O clérigo liderava os serviços religiosos da mesquita Osama Bin Zaid, na localidade de Faluja, também localizada em Al Anbar, província considerada um dos principais redutos da resistência árabe sunita contra as tropas americanas e iraquianas.
Além disso, um soldado americano morreu ontem na explosão de uma bomba na passagem da patrulha em que estava, no leste da capital iraquiana, informou hoje o comando americano.
O militar fazia parte de uma das brigadas das tropas da coalizão, liderada pelos EUA, afirmou a nota, que não deu mais detalhes.
Mais de 2.400 soldados americanos morreram no Iraque desde março de 2003, quando as tropas americanas iniciaram a invasão e posterior ocupação desse país árabe.