26/08/2006 09h41 – Atualizado em 26/08/2006 09h41
Dra. Cláudia Souza e Silva http://e-mail: [email protected]
O corte da cauda e o corte de orelha são cirurgias estéticas, efetuadas em cães para que fiquem dentro do padrão exigido pela raça.
Desde de 1994 alguns países não aceitam para competição exemplares com conchectomia. Como exemplo temos a raça boxer na Europa.
A caudectomia, como é chamado o corte de cauda, é efetuado no animal entre 5 a 10 dias de vida. É procedida a limpeza do local com corte dos pêlos e desinfecção, anestesia local, excisão cirúrgica como o recomendado para a raça e sutura com fio inabsorvível. Como pós operatório é recomendado limpeza com solução fisiológica e cicatrizantes em spray ou pomada. O ponto é retirado após 10 dias. Como se trata de uma cirurgia, o único profissional capacitado a executa-la é o Médico veterinário, tomando todas as medidas necessárias, pois envolve exposição de um filhote a trauma, podendo resultar quando mal feita em infecção.
O corte de orelha é conhecido como conchectomia. Atualmente a raça que mais sofre este tipo de intervenção cirúrgica é a Pit Bull.
A cirurgia deve ser feita aos 3 meses e meio de idade, após o animal estar todo vacinado. É utilizada a anestesia geral, são efetuados pontos com fio inabsorvível. No pós operatório é recomendado antibiótico, cicatrizante, antiinflamatório e analgésico, pois é uma cirurgia dolorosa. O resultado da cirurgia só pode ser observado após 30 a 60 dias, quando o edema já desapareceu.
É uma cirurgia que necessita de destreza por parte do Médico veterinário, pois as orelhas devem ficar da mesma medida. O inconveniente desta cirurgia é que alguns animais tem defeitos na cartilagem da orelha onde ficam cicatrizes com defeitos, ou pontas de orelhas quebradas.