27/06/2007 14h52 – Atualizado em 27/06/2007 14h52
Assessoria de Imprensa ALL
A ALL (América Latina Logística) acaba de adquirir três florestas de eucalipto para abastecimento próprio de dormentes. O objetivo da ação é reduzir custos e garantir o produto, já que a escassez e os altos preços têm inflacionado as cotações do dormente no mercado. Para se ter uma idéia, um dormente de bitola métrica que em 2000 custava cerca de R$ 12, atualmente é encontrado no mercado por até R$ 18. As florestas adquiridas, e que terão produção iniciadas ainda neste ano, estão localizadas em Alegreto, Cacequi e São Gabriel, no Rio Grande do Sul, e possuem no total 590 hectares. As áreas compradas pela empresa possuem capacidade para produção de até 1,5 milhão de dormentes, o que atende 50% da demanda interna por 3 anos, já que o consumo anual da ALL é de 700 mil dormentes. A previsão é que a produção própria de dormentes gere uma economia de R$ 12 milhões em três anos, sendo R$ 4 milhões por ano. “Pelo fato do eucalipto ser uma árvore exótica de reflorestamento, o dormente produzido com este tipo de madeira, além de ter um custo menor, substitui os dormentes feitos a partir de árvores nativas centenárias. A ALL assim contribui para a preservação do meio ambiente ao mesmo tempo em que se protege de possíveis altos preços do mercado”, afirmam Adir Benato e Miguel Catarenczuk, responsáveis pelo projeto das florestas de dormentes na ALL. Nas florestas foram montadas serrarias e um ramal ferroviário para que os trens possam ir até a produção. Assim, haverá também uma redução com os custos do transporte rodoviário. Em 2004, a ALL viabilizou sua primeira floresta, em Cacequi, no Rio Grande do Sul. Em três anos a área gerou a produção de 400.000 dormentes. Para os próximos anos, a empresa planeja comprar novas florestas (principalmente nos estados de SP e MT) e, desse modo, manter ou ampliar sua participação na produção de dormentes que utiliza. Dormente A ALL iniciou o uso de dormentes de eucalipto em 2000, em substituição à madeira de lei nativa, usada até então no setor ferroviário. O dormente de eucalipto apresenta as mesmas qualidades que o feito com madeira centenária, mas possui custo menor e durabilidade média de 14 anos (o de madeira tem uma vida útil de 20 anos). Atualmente, todos os dormentes utilizados pela empresa são de eucalipto. Perfil ALL
Maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 20.495 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no Brasil e as cidades de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza na Argentina, e opera uma frota de 1.000 locomotivas e 29,5 mil vagões, além de cerca de 1.297 veículos entre próprios e agregados. A ALL possui ainda uma estrutura consolidada que conta com mais de 70 unidades espalhadas por cidades do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai e localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga. Entre seus principais clientes, estão algumas das maiores empresas do país, como Cargill, AmBev, Unilever, Ford, Votorantim, Scania, Ipiranga e Gerdau. Seus serviços logísticos incluem o desenvolvimento de projetos customizados, movimentação nacional e internacional door-to-door, distribuição urbana, coletas milk run, gestão completa de armazéns, centros de distribuição e estoques. Atende aos mais diversos segmentos: commodities agrícolas e fertilizantes, combustíveis, construção, madeira, papel, celulose, siderúrgicos, higiene e limpeza, eletro-eletrônicos, automotivo e autopeças, embalagens, químicos e petroquímicos, bebidas, entre outros. A empresa iniciou suas atividades em março de 1997 como Ferrovia Sul Atlântico, ao vencer o processo de privatização da malha ferroviária sul (PR, SC e RS). Em dezembro de 1998, por meio de um contrato operacional, passou a operar também no trecho sul de SP. Em agosto de 1999 adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP, dobrando a extensão de sua malha. Em julho de 2001 integrou a totalidade dos ativos e atividades da Delara, dando origem à maior empresa de logística da América Latina. O lançamento de ações na Bolsa de Valores de São Paulo, em junho de 2004, foi um marco na trajetória da ALL, pois possibilitou a captação de recursos para financiar seu projeto de crescimento. Hoje, é a única empresa de logística que possui capital aberto no Brasil, com práticas de governança corporativa superiores. Em maio de 2006, a ALL comprou as operações da Brasil Ferrovias, tornando-se a maior companhia ferroviária do país. Estendeu seu negócio aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ampliou sua atuação no estado de São Paulo e passou a ter acesso ao Porto de Santos, o mais importante do País. A aquisição foi feita por meio de uma troca de ações no valor de R$ 1,4 bilhão, e o valor total da operação, considerando-se a dívida líquida da empresa incorporada, foi de aproximadamente R$ 3 bilhões. A Brasil Ferrovias possuía 4,7 mil km de via férrea, 7,8 mil vagões e 280 locomotivas. A história da ALL se repete com a oportunidade de transformar a Brasil Ferrovias numa operação ferroviária viável e contribuir para o aumento da participação da ferrovia na matriz de transporte brasileira. Hoje a participação ferroviária no Porto de Santos está na faixa de 27%, enquanto em Paranaguá, onde a ALL já atuava, o percentual é 60%.