19.4 C
Três Lagoas
domingo, 25 de maio de 2025

Brasão da Cidade foi criado por indiano naturalizado brasileiro

21/01/2008 16h04 – Atualizado em 21/01/2008 16h04

Nascido na Índia em 1916 e naturalizado brasileiro, Carlos Sabú é o criador do brasão de Três Lagoas. O aposentado, que vive hoje no Lar dos Velhos Eurípedes Barsanulfo, em Três Lagoas já morou por mais de 10 anos no país asiático; estudou na China, na França e em outros países. É formado em História e Geografia, tendo lecionado essas disciplinas no Colégio 2 de Julho e na Escola Estadual João Magino Pinto (Jomap), além de ter sido diretor de secretaria na Câmara Municipal de Vereadores entre as décadas de 60 a 70.

A figura de um índio e de um bandeirante juntamente com a imagem de uma usina hidrelétrica, de um trem e de três círculos formam o símbolo oficial do município e ajudam a testemunhar a história de Três Lagoas.

Carlos Sabú conta que o brasão da cidade é o único de Mato Grosso do Sul com registro no Boreal de Ciências, na Suíça, que reúne grandes símbolos de todo o mundo. O aposentado explica a representação de cada figura, com riqueza de detalhes, mostrando que tem boa memória.

REPRESENTAÇÕES Formado por sete elementos, o brasão apresenta ao topo a fachada de um castelo reproduzida várias vezes, com suas ameias em destaque – imagem comum em heráldicas de municípios e estados referendando o Reino de Castela (um dos antigos reinos da Península Ibérica formados durante o movimento cristão da Reconquista).

Logo abaixo, estão representadas as comportas da Usina hidrelétrica de Jupiá, com um raio de cada lado, remetendo a eletricidade ali produzida.

Do lado esquerdo, a figura de um índio estilizado- ‘o senhor da terra’ faz referência aos Kaiowá, que ao lado dos Ofaiés viveram em terras três-lagoenses até meados do século XX.

Do outro lado, apresenta-se um bandeirante, visto como aventureiro, uma vez que conforme lembra o aposentado foram os primeiros brasileiros brancos a pisarem no solo do município.

Os três círculos ao centro do brasão remetem às três lagoas que dão nome à cidade – sendo uma menor, uma grande e outra média. Abaixo dos círculos, uma locomotiva marca a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, importante para ocupação do território três-lagoense. Por último, a fita na parte inferior na figura apresenta a data de emancipação de Três Lagoas.

Sabú destaca que o símbolo foi desenhado com cores internacionais e é importante ser lembrado pelo cidadão três-lagoense, especialmente nas datas cívicas.

O símbolo está inserido na bandeira do município dentro de um losango branco, de onde partem listras perpendiculares nas cores branco e vermelho sobre um fundo retangular em azul.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.