27.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de junho de 2024

Gerente Regional da Sanesul esclarece motivo da falta de água

27/08/2008 13h39 – Atualizado em 27/08/2008 13h39

Em entrevista a equipe de jornalismo do Perfil News, o gerente regional da Sanesul de Três Lagoas, Júlio Seba Bobadilha esclarece o motivo pelo qual alguns bairros da cidade passaram por uma crise da falta de água nos últimos dias.

Segundo Júlio Seba, no caso da Vila Piloto, na última semana, houve várias queixas de moradores sobre a falta de água no bairro, de imediato não foi detectado o motivo do problema no abastecimento do bairro pela empresa. Para que fosse obtido o motivo da falta de água foi realizada pela companhia uma varredura em todo o sistema que compreende toda a região do cinturão verde, Jupiá e Paranapungá, onde foi possível detectar na sexta-feira (22) no final da tarde, um problema no registro na saída do reservatório elevado do centro de reservação.

Para solucionar o problema, foi substituído o registro, às 18h30 de sexta-feira (22) e logo em seguida teve início o reabastecimento da região afetada pela falta de água. Às 20h do mesmo dia houve uma queda de energia elétrica no local fazendo com que o sistema parasse novamente, quando estava se estabilizando novamente houve outra queda de energia interrompendo o abastecimento.

O sistema de abastecimento só foi normalizado no bairro Vila Piloto, a partir das 14h do sábado (23).

Na segunda-feira (25), de acordo Júlio Seba houve uma nova queda de pressão, no sistema localizado no bairro Vila Nova, na terça-feira (26) e foi detectado pela Sanesul um rompimento da adutora próximo ao reservatório. Às 8h30, foi realizado um procedimento para que o bairro fosse abastecido rapidamente, e às 21h começaram os reparos permanentes que vieram a ser completados a meia noite.

O gerente explica que o motivo das quedas de abastecimento de água no município acontece devido ao sistema da cidade ser integrado, ou seja, quando um sistema tem algum problema o outro mais próximo entra para suprir o que está com falha, ocasionando assim a falta de água em várias regiões ao mesmo tempo.

De acordo com o gerente da Sanesul, a empresa já está solucionando o problema, mapeando cada setor de abastecimento de água da cidade para que o problema não volte a ocorrer. 

A empresa já está realizando a troca de toda a rede de água e esgoto da cidade, visando o melhoramento no atendimento a população e que no momento em que a setorização do sistema tiver início, não haja problemas de pressão nas redes de abastecimento. Há previsão para a conclusão das obras é de dois anos.

Seba  faz ainda um alerta à população para não desperdiçar água, fazer uso racional da mesma, principalmente em época de calor, não lavar as calçadas, evitar lavar os carros em demasia e principalmente não fazer uso exagerado de água sem necessidade.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.