32.9 C
Três Lagoas
domingo, 16 de junho de 2024

`Paulista ou Mato-grossense?´. `…Sou filho, mais não conheço minha mãe…´

08/12/2010 08h36 – Atualizado em 08/12/2010 08h36

Paulista ou Mato-grossense?´.…Sou filho, mais não conheço minha mãe…´

Por Emerson Augusto Fonseca

Não é de se admirar que pessoas de todo país, cometam o grande erro, ou como queiram dizer, quando expressam um fato ou questionam a um indivíduo a origem da sua UF, “… ah, você é do Mato Grosso?…” Isso por que o gentil forasteiro talvez já tenha dito o nome da sua cidade, ou até mesmo more na capital sul-mato-grossense conhecida como “cidade morena”, bela Campo Grande.

Até mesmo os residentes e nascidos no MS, tem uma forma única e confusa de perguntar: “…que horas são…?…mas é paulista ou mato grosso…?.

Mesmo Três-lagoenses, Brasilandenses, e outros que fazem divisa com o estado de São Paulo, são muitas vezes pegos pelo habitual -sem querer ofender nossos irmãos Mato-grossenses – “…lá no Mato Grosso tem onça pintada?…Índio? “….dizem que lá o povo é na base da bala….”. Notória e errônea, mas branda confusão tem sim estreito fundamento.

No dia 11 de outubro de 1977, o então Presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar nº 31 que dividiu o estado de MT, criando assim o estado de MS e tirando dos sul-mato-grossenses o direito de ser reconhecidos como o estado com a maior planície alagada do mundo. Cerca dos 65% das lagoas, rios e por que não dizer da maior diversidade de espécies do planeta está em território do estado criado por uma divisão dimensional e política.

Rumores de que o um projeto estava tramitando entre os que “assinam e votam” pelo povo as leis de nosso país surgiram alheios comentários entre rodas de tereré. Para alguns uma frustração para outros motivos de orgulho a hipótese de mudar o nome de Mato Grosso do Sul para Pantanal.

Tamanha controvérsia, de tom deselegante até mesmo prejudica a economia do nosso estado, levando milhares de turistas a conhecer MT, como também a acreditar que ali, e somente ali estão às planícies pantaneiras.

Nesse momento já com sono, e às vezes cometido de um leve madorno, molhado de pequenas gotículas de suor, e ao som de um inseto que tanto nos tem tirado o sossego chamado popularmente de Pernalonga, vou tomar um banho – quem dera fosse em um cristalino lago no município de Bonito – e dormir para levantar bem cedo e “agarrar na lida”.

“O relógio marca 01h27 da madrugada. Paulista ou Mato Grosso?”

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.