31/12/2010 12h35 – Atualizado em 31/12/2010 12h35
Esta foi a primeira vez que tal ação foi realizada
Luciana Navarro
No dia da Independência do Brasil, soldados da 2ª Companhia de Infantaria do Exército iniciaram uma marcha a pé até Campo Grande. O motivo foi para homenagear a independência e os 200 anos do patrono da Infantaria Brasileira.
Esta foi a primeira vez que a companhia realiza uma marcha com esta extensão e segundo Major Sérgio Oliveira, 25 militares entre cabos, sargentos e soldados devem marchar para Campo Grande. “Esta homenagem não é apenas á Independência do Brasil, mas também para comemorar 200 anos do patrono da Infantaria Brasileira, o Brigadeiro Sampaio”.
A data que comemora o bicentenário foi no dia 24 de maio, mas os oficiais aproveitaram o feriado da independência para iniciar a marcha.
TRAJETO
Durante 11 dias, os oficiais caminharam cerca de 334 quilômetros até Campo Grande, onde passaram pelo município de Água Clara para realizar uma ação Cívico Militar. “Já que Água Clara não possui uma unidade do Exército, esta é uma forma de integrar o nosso trabalho com o pessoal daquela cidade”, disse o Major.
Para não atrapalhar o fluxo de veículos na BR 262 e também não colocar em risco a vida dos oficiais, a marcha foi realizada próximo a margem da rodovia, dentro do perímetro das fazendas.
ACOMODAÇÕES
Após atingir a meta de caminhar 35 quilômetros por dia, os oficias repousaram em barracas que eles mesmos carregam em seus equipamentos, que junto ao armamento chegam a pesar de 20 a 25 quilos.
Para auxiliar na marcha, entre os oficiais esta um médico que deve realizar medicamentos caso seja necessário.
CHEGADA
Assim que chegaram à Campo Grande, os oficiais permaneceram por um dia no quartel da cidade, onde descansaram e realizaram exames médicos. No dia seguinte, os oficiais retornam para Três Lagoas, mas dessa vez, com o auxílio de viaturas.


