06/01/2011 14h00 – Atualizado em 06/01/2011 14h00
No ano passado, Valdivia chegou a entrar em campo em duas oportunidades e ficou menos de 20 minutos em campo
UOL
A polêmica sobre as condições físicas de Valdivia parece ter ficado no passado. Nesta quinta-feira, o preparador físico do Palmeiras explicou que o meia chileno está totalmente recuperado da fibrose que o tirou de vários jogos no fim de 2010 e está se saindo bem no início da pré-temporada.
No ano passado, Valdivia chegou a entrar em campo em duas oportunidades e ficou menos de 20 minutos em campo. Na ocasião, o técnico Luiz Felipe Scolari negou que o atleta estivesse lesionado, explicando que ele sofria de uma fibrose. Mais tarde, porém, o caso passou a ser tratado como uma lesão propriamente dita, e Valdivia chegou a dizer que havia jogado machucado.
Polêmicas à parte, Anselmo Sbragia afirmou nesta manhã que o chileno está respondendo bem à preparação física desenhada para a equipe nesta pré-temporada.
“Realizamos dois dias de avaliações e ele está apresentando um quadro normal, por isso vem treinando com os demais”, comentou o preparador, ressaltando que o problema físico de Valdivia está sanado. “Ele está curado. A avaliação clínica e de imagem nos deu segurança para trabalhar com ele. Os médicos garantiram que a lesão não existe mais, e se ainda houvesse algum problema, as avaliações iriam mostrar”.
Apesar das boas notícias em relação à situação de Valdivia, Sbragia não quis dizer se o meia estará em campo no amistoso do próximo dia 12 contra o XV de Piracicaba ou na estreia do Campeonato Paulista, no dia 15, contra o Botafogo-SP, no Pacaembu, às 19h30.
“A evolução dele para jogar no dia 15 depende do dia a dia. A cada treinamento, pelo feedback que ele nos passar e pela nossa observação, nós teremos uma ideia se ele poderá jogar ou não”, explicou. “Ainda não posso dizer se ele vai jogar o amistoso, mas nossa preparação prevê que nenhum jogador ficará em campo nos 90 minutos”.
Além de Valdivia, Sbragia revelou que todos os outros atletas do elenco estão em condições normais para treinar – e de fato todos têm participado das sessões. “Os atletas apresentaram um nível aceitável, tanto que o problema de peso é muito pouco e os testes orgânicos e de força mostraram resultados aceitáveis”, concluiu o preparador, salientando que boa parte do elenco acatou as sugestões recomendadas pelo Palmeiras para o período de férias, indicações essas de treinamentos e alimentação. “Eu não perguntei para nenhum deles, porque era uma sugestão, nada obrigatório, mas a gente sabe quem fez e quem não fez”.