19.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de junho de 2024

Chuva provoca alagamentos no ABC paulista

02/02/2011 15h00 – Atualizado em 02/02/2011 15h00

Córregos transbordaram na região e ruas ficaram alagadas, deixando motoristas ilhados

G1

A chuva forte que atingia a região metropolitana de São Paulo na tarde desta quarta-feira (2) provocava muitos transtornos. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, chovia muito em São Bernardo do Campo, Guarulhos, Mauá e no limite de Santo André com Ribeirão Pires.

Segundo o CGE, houve transbordamento dos córregos Saracantan, em São Bernardo do Campo, e Ribeirão dos Meninos, em Santo André. O Córrego Guarará, próximo a São Caetano do Sul, também transbordou. Na região, carros e ônibus ficaram no meio do alagamento.

Às 14h30, havia pontos de alagamentos na Avenida Maria Servidei Demarchi, Avenida Marechal Deodoro com Avenida Prestes Maia, Avenida Faria Lima nos dois sentidos perto do Paço Municipal e na Praça Samuel Sabatini perto do Parque da Juventude sentido Santo André, segundo a Prefeitura de São Bernardo do Campo. Segundo a Defesa Civil, houve inundações e queda de muro nas regiões do Jardim Ipê, Detroit e Divinéia e desabamento de muro no Ferrazópolis, sem registro de vítimas.

Segundo a Defesa Civil de Santo André, foram registrados pontos de alagamento na regiões da Vila América e do Jardim Bom Pastor. Não havia informação de vítimas. Equipes foram deslocadas para as ruas para atender às solicitações de vistorias. A avenida dos Estados teve de ser fechada preventivamente por uma hora, das 14h30 às 15h30. Apesar da liberação, havia quase 5 km de congestionamento na região.

Em São Caetano do Sul, até as 15h haviam sido registrados três pontos de alagamento. A Avenida Guido Aliberti tinha quase toda a sua extensão atingida.

Pessoas ilhadas foram socorridas de bote pelo Corpo de Bombeiros. Elas foram levadas a locais seguros nas cidades de Santo André e Diadema.

Trens

A chuva também causou transtornos na Linha10 – Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), que liga o Centro de São Paulo às cidades do ABC. Os trilhos ficaram debaixo d’ água. Um ponto de alagamento se formou perto da Estação Capuava. Às 15h, a circulação dos trens era realizada entre as estações Luz e Santo André e da estação Rio Grande da Serra até a Capuava. Para atender o trajeto entre as estações Santo André e Capuava, foi acionado o sistema PAESE (operação com ônibus gratuito). Os passageiros eram orientados pelo sistema de som das estações e dos trens.

Com o aumento da chuva que atingia a capital na tarde desta quarta-feira, o CGE ampliou, às 14h15, o estado de atenção para a Zona Leste e a Marginal Tietê. As regiões Oeste, Sul e Sudeste, além da Marginal Pinheiros, já haviam sido colocadas em atenção.

Energia elétrica

Segundo a assessoria de imprensa da Eletropaulo, havia falta de luz na Avenida Ibirapuera, entre as avenidas Cotovia e Lavandisca. O fornecimento foi cortado após a queda de um galho de árvore. Funcionários foram enviados ao local para restabelecer a energia elétrica.

Aeroportos

De acordo com a Infraero, o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, que teve que ser fechado das 12h47 até as 13h33, funcionava com o auxílio de instrumentos por volta das 15h30. No horário, o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, operava normalmente.

Pessoas são resgatadas de bote no ABC (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ruas no ABC ficam alagadas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.