22.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de março de 2026

Costa Rica comemora aniversário no mesmo dia da Esquadrilha da Fumaça

11/05/2012 16h26 – Atualizado em 11/05/2012 16h26

Da Redação

A Esquadrilha da Fumaça comemora 60 anos no dia 12 de maio de 2012, mesma data que o município de Costa Rica completa 32 anos de emancipação político-administrativa. Em Costa Rica, a Esquadrilha apresentará no dia 16 de junho de 2012 e todos os costa-riquenses terão o privilégio de presenciar as maravilhosas acrobacias e não houve como agendar para a semana de 12 de maio a sua participação nas festividades . A Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB – Força Aérea Brasileira, criada oficialmente em 1952 e responsável pela sua divulgação em território nacional e internacional.

O Prefeito Municipal de Costa Rica Jesus Baird destaca que a Administração Municipal fez o possível para agendar a apresentação no dia do aniversário de Costa Rica. “A única data mais próxima disponível era no dia 16 de junho de 2012, ficaríamos muito honrados com a presença da Esquadrilha da Fumaça no aniversário de Costa Rica, mas presenciaremos uma grande apresentação que já percorreu o mundo inteiro e parabéns pelos 60 anos de trabalho encantando os nossos olhos” ressalta o Prefeito.

No dia 14 de maio de 1952 foi realizada a 1ª demonstração oficial da FAB. São mais de 3500 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior em países como a Alemanha, Argentina, Canadá, Egito, Estados Unidos, França, Inglaterra, Peru, Portugal, Uruguai, entre outros.

A Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, é composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados e atualmente, está sediada na AFA – Academia da Força Aérea na cidade de Pirassununga – SP. São 100 demonstrações ao ano. Em 2006, a Esquadrilha alcançou o recorde voando com 12 aeronaves em formação de vôo de dorso.

(*) Com informações do Correio News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.