30/05/2012 18h40 – Atualizado em 30/05/2012 18h40
Joaquim Romero Barbosa, um empreendedor no ritmo do crescimento da cidade
Empresário iniciou a atividade no comércio de Três Lagoas junto com o pai e irmãos em uma máquina de beneficiamento de arroz e milho
Edmir Conceição
O empresário Joaquim Romero Barbosa, 50 anos, diretor da Rede de Supermercados Nova Estrela não recebeu o título de Líder Empreendedor conferido pela Assembleia Legislativa do Estado por acaso. Por trás desse merecido status, está uma história de luta e trabalho.
O reconhecimento chega ao cabo de 32 anos de empreendedorismo, herdado da família que, a exemplo dos pioneiros, não apenas acompanhou, mas também contribuiu com o crescimento da cidade, concentrando aqui a força do trabalho e os investimentos, dividindo com seus moradores os frutos do desenvolvimento.
EMBLEMÁTICO
Hoje a Rede de Supermercados Nova Estrela está identificada como um grupo genuinamente de Três Lagoas, associada à sua história e identificada com as necessidades de progresso e desenvolvimento da sua população.
Com três lojas (Avenida Clodoaldo Garcia, 623; Rua Wilson C. Viana, 555; e Avenida Capitão Olinto Mancini, 2.348), a Rede de Supermercados Nova Estrela compreende a nova realidade e por isso já se prepara no sentido de consolidar sua loja principal como Hipermercado, com 8 mil metros quadrados de área, sendo 5 mil metros quadrados de logística (depósito recebimento, empacotamento e distribuição) e 3 mil metros quadrados de venda.
Joaquim Barbosa recebeu a reportagem do Perfil News para falar da ampliação da loja-sede, onde funciona toda logística de armazenamento e distribuição dos milhares de itens da rede, que absorve a mão de obra direta de 450 funcionários.
INVESTIMENTOS
A sede na avenida Clodoaldo Garcia passa por uma grande reforma. Além de concentrar toda a logística, de onde saem também as cestas básicas contratadas por dezenas de grandes empresas que fornecem produtos a seus funcionários, na loja-sede funcionará um restaurante panorâmico de 300 metros quadrados, uma cozinha industrial, uma padaria, administração central e escritório da direção.
Joaquim Barbosa também investe em tecnologia. Todo sistema será interligado por fibra ótica, dando maior confiabilidade aos pontos de registro das vendas nos caixas e contabilidade. A comunicação interna será mais segura, destaca o empresário, que também disponibiliza a seus clientes o serviço de internet sem fio, por meio de um cadastro fidelizado.
Enquanto recebia a reportagem do Perfil News para falar da reforma que redimensiona a loja principal, Joaquim comentou a homenagem que recebeu na Assembleia Legislativa. “Fiquei surpreso”, disse, lembrando que o que fez até agora, foi retribuir a confiança dos clientes nos seus negócios, daí a concentração dos investimentos do grupo em Três Lagoas.
O sucesso dos negócios está, segundo ele, na disposição de investir na melhoria do atendimento e na oferta de produtos de qualidade e bons preços.
A Rede Nova Estrela também conquista clientes com promoções durante toda semana. São quatro modalidades de promoções que atraem e satisfazem a todos, como uma via de mão-dupla. As promoções são – Semana da Economia, Segunda e Terça Animal, Quarta e Quinta da Moeda e Fim de Semana Imbatível. Em agosto, quando a rede faz aniversário, há sorteios de prêmios valiosos – carro e motocicleta.
TRAJETÓRIA
Tudo começou em 1968, na Rua João Silva, bairro da Lapa, com máquina de beneficiamento de arroz e milho, cuja razão social levava o nome do pai Pedro Barbosa da Silva. Além da máquina da arroz, funcionava o armazém de secos e molhados, comércio que passou a ter participação maior no faturamento da empresa, que crescia na mesma velocidade da cidade. Joaquim Barbosa tocava o armazém, ao lado dos irmãos José, Mateus, Marcos Nair, Maria, Lúcia e Irene.
Em 1978, seo Pedro, o patriarca da família, ampliou a visão e empreendedora, percebendo que valia a pena partir para um prédio próprio, mesmo que fosse longe do centro consumidor. Nesse ano, a já tradicional Máquina Nova Estrela mudou-se para a Rua Bruno Pool, 431 – Bairro Santos Dumont, um bairro com poucas casas, nem o Ginásio de Esportes e o Colégio Dom Aquino existia na época. Porém, a luta continuava. Em 1979, o jovem Joaquim foi servir o Exército, dando baixa em 1980. Apesar do compromisso com o Serviço Militar, Joaquim nunca deixou de dar uma ‘mãozinha’ no que fosse preciso.
PRIMEIRO SUPERMERCADO
Em 1985, seo Pedro, por motivo de saúde, afastou-se dos negócios e passou a administração para os filhos que, imediatamente, com sua autorização, decidiram transformar o armazém que funcionava junto à máquina em Supermercado.
Em 15 de março de 1986 era inaugurado o Supermercado e Máquina Nova Estrela. A dificuldade de aquisição de arroz levou à substituição do espaço ocupado pela máquina por uma área de venda do novo estabelecimento. Com isso, o movimento da empresa aumentou muito, ficando somente a máquina de beneficiamento de milho em palha com produção de ração animal, fubá, quirera e canjica. No final deste mesmo ano surgiu um pequeno prédio na rua Manoel P. Campos, Bairro N. S. Aparecida.
“Alugamos e fizemos alí algumas modificações. Em 27 de novembro foi inaugurada com muito sucesso a segunda unidade da empresa”, conta Joaquim, notando que já sem espaço para crescer fisicamente, a empresa mudou-se em 20 de março de 1990 para um prédio maior na Av. Clodoaldo Garcia, 623, hoje atual sede da empresa.
Não demorou muito, em um ano, o prédio já se mostrava pequeno também, sendo necessária a ampliação em 200 m2 da área de venda, sendo inaugurado junto ao supermercado o primeiro sacolão de hortifrutigranjeiros da região.
SOCIEDADE
A firma individual, em nome do seu Pedro Barbosa da Silva, deixa de existir dando lugar à uma Sociedade Limitada com os sócios Pedro Barbosa da Silva, Sarah Romero Barbosa, Joaquim Romero Barbosa e Paulo Aparecido Barbosa.
“Em 1994 observamos que as duas lojas estavam concorrendo uma com a outra, pois elas ficavam a aproximadamente 600 metros. Decidimos, então, procurar outro ponto, no outro lado da cidade, modernizando um supermercado que havia sido desativado. Alugamos o prédio, e em seguida fechamos a loja mais antiga onde funcionava a máquina de milho, que hoje serve como depósito”.
CRESCIMENTO E AUTOMATIZAÇÃO
Joaquim Romero recorda que a reforma durou em torno de 5 meses e a nova loja foi inaugurada no dia dia 27 de julho de 1994.
“Hoje em dia temos uma ampla loja no bairro Santos Dumont, onde inovamos com a instalação de terminais de saques e pagamentos do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, estacionamento coberto e uma área fechada para bicicletas com segurança”.
“O crescimento do Nova Estrela foi gradativo e consolidado. Hoje as lojas são amplas e com terminais bancários, com áreas de venda de 2 mil metros quadrados e balanças acopladas aos caixas para pesagem de hortigranjeiros. Recebemos cinco caminhões de hortigranjeiros vindos de São Paulo por semana”, diz Joaquim Barbosa.
ACOMPANHE AQUI A PÁGINA MINHA TRÊS LAGOAS









