20/07/2012 07h00 – Atualizado em 20/07/2012 07h00
Viagem do homem à lua comemora 43º aniversário
Neil Armstrong e Edwin Aldrin partiram a bordo da nave Apolo 11 e chegaram a solo lunar
Guta Rufino
Há 43 anos o homem pisava na lua pela primeira vez na história da humanidade. O mundo todo ouviu pelo rádio, assistiu pela televisão. Uma aventura vivida por dois homens, um espetáculo acompanhado por todos na terra.
Neil Armstrong e Edwin Aldrin, ambos com 38 anos na época, partiram a bordo da nave Apolo 11 na manhã de 16 de julho de 1969 e quatro dias depois, no dia 20 de julho, realizaram um dos maiores desejos do homem até então. Foram os primeiros a pisar na lua, cravando a bandeira americana em solo lunar. Michael Collins, também com 38 anos, outro astronauta, aguardava dentro de uma cápsula em órbita, o retorno dos companheiros.
Chegando a lua, Armstrong relatou a base de controlo que “Este era um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade”. Frase do astronauta que se tornou um jargão, uma referência ao evento.
DÚVIDAS
Tem os que acreditam que tudo isso não passa de uma grande farsa. Para muitos, a ida do homem a lua em 1969 teria sido preparada e realizada em um estúdio. Estes incrédulos carregam com eles algumas dúvidas diante análises feitas em fotos e vídeos do evento. Para estes, alguns fenômenos físicos e químico aparentes nas imagens seriam impossíveis de acontecerem na lua.



