25/07/2013 10h47 – Atualizado em 25/07/2013 10h47
Os interessados em participar da Volta das Nações podem se inscrever pelo site www.voltadasnacoes.ms.sesi.org.br até o dia 30 de setembro
Da Redação
Por orientação médica, ao procurar uma atividade física que seja prazerosa e ao mesmo tempo represente muitos benefícios para a saúde, homens e mulheres estão escolhendo, cada vez mais, as corridas de rua. Um exemplo disso é a quantidade de inscritos na Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, realizada pelo Sesi com apoio da TV Morena, que aumenta a cada edição e para este no deve chegar a 25 mil participantes.
Segundo os médicos, a prática regular de exercícios leva a melhora da saúde com redução da possibilidade do desenvolvimento de doenças crônicas e isso tem motivado as pessoas a participarem das corridas de rua. O médico clínico-geral Anderson Gonçalves explica que as corridas de rua melhoram não só o condicionamento físico, como também o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório, reduzindo a gordura corporal e os níveis de glicose no sangue, além de aumentar o colesterol bom.
“Quem pratica as corridas de rua e também as caminhadas está prevenindo inúmeras doenças, como diabetes, infarto, hipertensão arterial e obesidade. Além disso, está ajudando o corpo a perder gordura, bem como a dormir melhor, aumentar a resistência do coração e melhorar a autoestima”, ressaltou o médico, enumerando, entre os benefícios, o afastamento das doenças respiratórias e cardíacas. “A atividade melhora o fluxo sanguíneo do coração e estimula a capacidade de contração do músculo”, acrescentou.
Ele reforça que, com o exercício, aumentam as trocas gasosas no pulmão e, consequentemente, o indivíduo adquire uma condição respiratória melhor. “A medida que aumenta o esforço físico, a pessoa vai adquirindo maior reserva pulmonar e consegue desenvolver uma aptidão física maior com o decorrer do tempo”, afirmou. A recomendação é que a atividade seja praticada de 30 a 60 minutos por dia, pelo menos três vezes por semana. “Mas, isso tudo está relacionado diretamente ao nível de condicionamento físico de cada pessoa”, disse a médica Vera London.
Ela explica que o ideal é fazer uma avaliação para saber se existe alguma contraindicação para o exercício. “Verificar o estado geral de saúde e o nível de condicionamento físico é muito importante. O médico irá determinar se a corrida é ou não o melhor exercício para aquela pessoa”, falou. Na avaliação do personal trainer Marcellus de Oliveira, 45 anos, entre os principais motivos que levam os praticantes a optar pela corrida é possível observar que o esporte oferece mais disposição para a rotina diária, além de ser uma boa ocasião para relaxar a mente. “Em sua maioria, a busca pela atividade física começa pela recomendação médica, mas quem pratica toma gosto pela corrida e não quer largar mais”, destacou.
MOTIVAÇÃO
Exemplo de busca pela saúde, o empresário Marcelo Ferreira de Castro, 31 anos, relata que foi diagnosticado com pressão alta e foi parar no hospital, onde foi orientado pelo médico a praticar alguma atividade física, sugerindo a corrida de rua ou caminhada. “Há um ano e meio, quando o médico disse que precisava baixar o peso, comecei a intensificar a corrida”, disse, lembrando que vai participar da Volta das Nações este ano, na prova de 21 km.
“Tudo mudou na minha rotina. Hoje tenho mais ânimo e disposição para as tarefas diárias. A sensação ao terminar uma corrida é de dever cumprido, uma meta alcançada de maneira prazerosa”, relatou Marcelo de Castro. Já o dentista Bruno Eiji Guibu, 26 anos, está em busca de melhorar sua resistência e capacidade física por meio da corrida de rua. Ele conta que participou da Volta das Nações nos dois últimos anos na prova de 10 km e neste ano vai correr 21 km.
Sua rotina de exercícios inclui musculação pela manhã e corrida ao entardecer. “Já estou aumentando o ritmo de treino, porque a prova exige mais preparo. Minha busca é pela saúde e superação de limites”, afirmou Bruno Guibu. A administradora Miria Mércia Inácio Quintans de Freitas, 44 anos, revela que a experiência em maratonas é de longa data e que pratica esporte apenas pela saúde e prazer que a atividade proporciona.
Ela, que já participou de corridas em São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa e Recife, neste ano garantiu sua inscrição na prova de 21 km. “Já iniciei os treinos de percurso com subida para garantir um bom rendimento na prova, mas não tenho compromisso de horário e tempo, corro pelo prazer”, disse.
A comerciante Selma Gonçalves Miranda, 54 anos, é moradora do entorno do Parque do Sóter, local onde aproveita para fazer caminhadas diárias e ficar longe do sedentarismo. “Esse ano já corri para fazer minha inscrição e vou participar do percurso de 7 km. É importante praticar, exercitar a mente e também melhorar meu ritmo a cada dia”, afirmou.
Mais informações ou inscrições na 5ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações podem ser obtidas pelo site http://www.voltadasnacoes.ms.sesi.org.br/.
(*) Com informações de Assecom Fiems