02/09/2013 08h19 – Atualizado em 02/09/2013 08h19
Ao todo são 400 pessoas, que vão atuar na distribuição de copos com água para os atletas e também na orientação dos participantes
Da Redação
O Sesi reuniu, neste sábado (31/08), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), os voluntários interessados em trabalhar na 5ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, que será realizada no próximo dia 13 de outubro. Ao todo, 400 voluntários foram recrutados pelo IEL e agora serão distribuídos em diferentes funções, como nos pontos de entrega de água, montagem e entrega de kits, orientação aos atletas na largada e na chegada, staff de percurso, guarda-volumes e entrega de frutas e medalhas.
Segundo o diretor da competição, Marcelo Moraes, o Sesi está realizando a divisão das comissões e apresentando os coordenadores de cada equipe para detalhar as orientações do trabalho específico. “O próximo encontro com os voluntários será para fazer uma simulação das tarefas. Nessa etapa, vamos fazer o treinamento específico para cada função”, pontuou.
De acordo com o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, o cadastro do recrutamento superou as expectativas. “Criamos um contato através das redes sociais e as universidades para divulgar o trabalho do voluntariado e obtivemos sucesso”, afirmou, lembrando que os voluntários vão receber certificado de participação e ao fim do evento serão sorteados brindes entre eles.
A estudante do curso de Educação Física, Fabiana Lara, 18 anos, vai participar da Volta das Nações como voluntária e acredita que a realização de um grande evento necessita de um trabalho de colaboração. “Esse evento é uma bela iniciativa e a participação de todos aqui é fundamental para que esta festa seja realizada”, falou. Já o estudante do curso de Administração, Ivan Alves, 28 anos, destaca que participa pela primeira vez no voluntariado. “É importante participar de um evento desse porte, que chama a população para sair do comodismo”, disse.
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar da Volta das Nações têm até o dia 30 de setembro se inscrever pelo site http://www.voltadasnacoes.ms.sesi.org.br/ ou também no Clube do Trabalhador do Sesi na Capital, localizada na Rua Alberto Lamego, 130, no Bairro Santa Luzia, ou na sede da Fams (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), na Rua Itápolis, 210, Bairro Ibirapuera. Segundo o superintende do Sesi, Michael Gorski, a expectativa é contar com a participação de 25 mil pessoas, entre atletas profissionais e amadores.
As novidades para este ano são a alteração do percurso da prova, colocação de pórtico duplo para evitar problemas com a chegada de atletas corredores do percurso de 10 km, disponibilização de manual eletrônico para ser enviado pela Internet aos participantes e novos horários para as largadas. “Além disso, os trajetos das três provas foram alterados para tornar o percurso mais arborizado, ocasionando a diminuição dos desgastes dos atletas devido ao forte calor que faz na região em outubro. As mudanças também reduzirão o transtorno aos moradores do entorno do Parque do Sóter e Carandá Bosque”, detalhou Michael Gorski.
Na edição deste ano, além do sorteio de um automóvel 0 km (avaliado em R$ 30 mil) entre todos os participantes das três provas que concluírem os respectivos percursos e aguardarem a premiação, a Volta das Nações vai distribuir R$ 98.386,00 em dinheiro para os 5 primeiros colocados da meia-maratona nas categorias geral masculino e feminino e indústria masculino e feminino, bem como para os três primeiros colocados da meia-maratona nas categorias cadeirante e deficiente visual masculino e feminino e para os três primeiros colocados da categoria indústria masculino e feminino da corrida de 10 km. Além disso, todos os primeiros colocados de todas as categorias vão receber troféus.
Mais informações ou inscrições na 5ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações podem ser obtidas pelo site http://www.voltadasnacoes.ms.sesi.org.br/
(*) Com informações de Assecom Sesi