12/05/2014 13h49 – Atualizado em 12/05/2014 13h49
Na “cidade das águas” a equipe vai encontrar o maior parque industrial de celulose. A locomotiva industrial sul-mato-grossense
Larissa Lima
Neste mês, a equipe da revista Veja sai em expedição pelo país com o objetivo de percorrer a “Rota da Competitividade”, mostrando histórias de empreendedores que deram certo, mesmo com os obstáculos impostos pelo Brasil.
Na manhã desta terça-feira (13), a equipe formada por 20 profissionais da Veja, desembarca em Três Lagoas para mostrar o desenvolvimento acelerado pelo qual a cidade passou com a chegada das indústrias, com destaque para as produtoras de celulose.
A única cidade de Mato Grosso do Sul a ser visitada é dona de uma estrutura física que abriga grandes indústrias, como a Eldorado Brasil, Fibria, International Paper e UFN3 – a Fábrica de Fertilizantes da Petrobrás. A cidade é privilegiada, pois oferece rotas de transporte e escoação por meio de rodovias, ferrovia, hidrovia, além de contar com o Aeroporto Municipal Plínio Alarcon.
Mais de 15 cidades serão visitadas, de onde reportagens vão mostrar a discrepância de um país, que entre os emergentes, possui a mais alta carga tributária; que registrou pelo terceiro ano consecutivo, o recuo da produtividade do trabalhador e que, por conta da deficiente infraestrutura de transporte e escoamento, encarece os produtos, como a soja, em até 30% e fabrica equipamentos agrícolas de alta precisão; possui ilhas de excelência em logística; polos de desenvolvimento industrial e inovações em educação e saúde pública que já se tornaram referência para outros países.
Deixando Três Lagoas, a expedição segue para o Mato Grosso, na cidade de Sorriso. A expedição saiu no dia 6 de maio de São Paulo – SP e já percorreu as cidades de Jundiaí – SP, SP, Joinville – SC, Não-Me-Toque – RS, Guarapuava – PR e vai passar ainda por Rondonópolis – MT, Sorriso –MT, Barra do Garças – GO, Brasília – DF, Luis Eduardo Magalhães – BA, São Raimundo, Nonato – PI, Picos – PI, Tauá – CE, São Gonçalo do Amarante – CE, Petrolina – PE, Irecê – BA, Janaúba – MG, Sete Lagoas – ES, Porto Real – RJ e São José dos Campos – SP.