14/06/2014 09h22 – Atualizado em 14/06/2014 09h22
A derrota humilhante da atual campeã do mundo, a Espanha, contra a Holanda, foi destaque mundial e foi repercutida negativamente pela mídia espanhola
Da redação
O campeão da Copa do Mundo de 2010, a Espanha, caiu diante da Holanda, por 5 a 1. Na vingança da final do Mundial anterior, após sair atrás no placar, com Xabi Alonso marcando de pênalti, Robben e Van Persie, com dois gols cada, levaram o time de Van Gaal à vitória. Virj completou a goleada. O treinador espanhol, Vicente Del Bosque, lamentou a derrota, apontou os “muitos erros” de sua equipe e negou que a Fúria necessite de uma revolução.
“Eles foram melhores do que nós; tiveram mais chances, mais espaço… Nós fomos fracos em campo. Não haverá uma revolução, nós não soubemos como ganhar. Temos que saber perder. Um jogador nunca se rende e temos que ganhar o próximo jogo”, disse Del Bosque após o jogo.
Com a vitória, a Holanda assume a liderança do Grupo B e a Espanha terá, no dia 18 de junho, partida decisiva contra o Chile, que joga hoje contra a Austrália. Del Bosque afirmou que não há muito a dizer após uma derrota deste tamanho e projetou os dois jogos restantes.
“Não há muito a dizer depois de um resultado como este. Temos que analisar o que aconteceu e pensar sobre os jogos que nos restam. Às vezes você não consegue reverter um resultado, como o que tivemos no primeiro tempo. No final, esse tipo de detalhe pode decidir uma partida. Foi um jogo difícil para nós quando eles estavam em vantagem. É uma derrota que não esperávamos, mas esta é uma Copa do Mundo e essas coisas acontecem. Nós não jogamos para sermos elogiados ou criticados. Nós tentamos fazer o nosso jogo, mas não conseguimos. Se vencermos os dois jogos restantes, teremos opções”, disse Del Bosque à Telecinco.
“Estou ciente de que este é um momento delicado para nós. Devemos tentar superar isso e ganhar o nosso próximo jogo. O esporte é assim, eles foram melhores no segundo tempo. Houve muitos erros, mas tentaremos reverter essa situação”, concluiu o treinador.
REPERCUSSÃO NEGATIVA
Os espanhóis repercutiram a histórica goleada que a Espanha sofreu da Holanda, na sexta-feira (13), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os jornais do país classificaram como “humilhação” e “pior pesadelo” dos atuais campeões do mundo.
O Jornal Marca chamou de “a vingança de Robben”, lembrando do gol perdido do jogador do Bayern de Munique já na prorrogação do Mundial de 2010. Após o fim da partida, o jornal destacou como “humilhação mundial”.
O Mundo Deportivo chamou de “tapa da Holanda nos campeões”, e ainda elogiou as atuações de Van Persie, Robben e De Vrij.
Já o As classificou como “o pior pesadelo do campeão” e disse que os atuais campeões foram humilhados por Robben e Van Persie. (Com site Goal)

