32.5 C
Três Lagoas
domingo, 16 de junho de 2024

Governador e servidores recebem visita do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

23/06/2014 14h52 – Atualizado em 23/06/2014 14h52

No ano em que comemoram 75 anos de bênçãos na Capital e próximo à data em que a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro [27 de junho], o ícone da santa visitou hoje (23) a Governadoria

Da Redação

No ano em que comemoram 75 anos de bênçãos na Capital e próximo à data em que a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro [27 de junho], o ícone da santa visitou hoje (23) a Governadoria. Durante o encontro foram realizadas bênçãos, cânticos, leituras bíblicas e momentos de reflexão.

Este ano o tema da festa da padroeira é “Mãe do Perpétuo Socorro: 75 anos de bênçãos em Campo Grande” e segundo a programação oficial, são dez dias de atividades que incluem novenário, visitas do ícone a órgãos públicos da Capital, peregrinações, missas com bênçãos, terço pela paz mundial e, aliada à celebração religiosa, haverá eventos festivos, com gastronomia, artigos religiosos, feira de artesanato, apresentações musicais, teatro e dança.

Para o governador André Puccinelli momentos de espiritualidade são necessários na luta diária uma vez que geralmente as pessoas pensam apenas na parte material. “Momentos de espiritualidade são de extrema importância para que possamos refletir, ponderar, pensar com mais lucidez e a visita de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos conforta e traz alento, para que façamos de corpo e alma a prática espiritual. Ao recebê-la na Governadoria queremos que este gesto se estenda a todos os servidores para que até o término deste mandato possamos agir com sabedoria, proficiência, correção e realizar o melhor para Mato Grosso do Sul”, disse durante a solenidade.

Segundo o reitor do Santuário Perpétuo Socorro, padre Dirson Gonçalves, o mês de junho é especial por celebrar o dia da santa e mais que isso é o fato de poder levar o ícone a muitos lugares. “No mês de maio percorremos várias cidades do Estado com a imagem, pois Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é padroeira de oito municípios em MS. Neste mês vamos visitar órgãos públicos da Capital, já estivemos na Assembleia Legislativa, e ainda iremos à prefeitura e à Câmara de Vereadores, levando esse sinal divino para as pessoas. Durante todo o ano as pessoas vão até o Santuário, neste momento de festa é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro quem vai até as pessoas distribuindo bênçãos”, enfatizou.

Ainda de acordo com o padre Dirson este ano comemoram-se os 75 anos da chegada do primeiro quadro da santa em Campo Grande e trata-se de um momento jubilar. “Ficamos imaginando durante todo esse tempo quantas bênçãos foram alcançadas aqui e como tem crescido a devoção”, comemorou.

Durante a visita também foi cogitada a possibilidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se tornar a padroeira do Estado, o que segundo o governador André é uma iniciativa que cabe à Assembleia. “Se houver a iniciativa por parte dos deputados é lógico que sancionaremos”.

Além de servidores também prestigiaram o evento o deputado estadual Júnior Mochi; a vereadora Carla Sthepanini e a titular da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Tânia Garib.

HISTÓRIA

Em 1866, o Padre Papa Pio IX entregou o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aos missionários redentoristas e disse: “Fazei-a conhecida no mundo inteiro”. Esta devoção espalhou-se por todos os continentes e chegou a Campo Grande nos primeiros anos de 1930, junto com os missionários redentoristas vindos dos Estados Unidos.

O atual Santuário foi construído em 1940, mas o documento de criação da paróquia data de 2 de janeiro de 1939 e a inauguração em 3 de agosto de 1941. Tornou-se Santuário no ano de 1999. No começo era apenas a padroeira de uma igreja, mas no decorrer dos anos, a devoção cresceu.

Atualmente, o Santuário realiza 17 novenas todas as quartas-feiras, de hora em hora, a partir das 6 até às 22 horas, e reúne em média 25 mil pessoas.

(*)Com informação de Noticias MS

Durante o encontro foram realizadas bênçãos, cânticos, leituras bíblicas e momentos de reflexão (Foto: Rachid Waqued)

Durante a visita também foi cogitada a possibilidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se tornar a padroeira do Estado, o que segundo o governador André é uma iniciativa que cabe à Assembleia (Foto: Noticias MS)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.