12/11/2015 10h40 – Atualizado em 12/11/2015 10h40
Os exercícios físicos são uma parte importante para ter uma vida saudável independentemente da idade.
Assessoria
Após os 60 anos que as pessoas começam a notar o quanto uma rotina de atividades contra o sedentarismo pode facilitar a vida, tornando a execução de diversos outros afazeres mais fácil.
Um estudo do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) realizado com dois grupos de idosos com idade média de 79 anos, pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), revelou que as pessoas com idade avançada que praticam algum exercício físico regularmente diminuem a procura por ajuda médica.
A pesquisa durou um ano e dividiu os pacientes entre os que faziam exercícios e os que não faziam. O resultado foi os 48 idosos que tinham uma rotina de exercícios reduziram em 35% a procura por atendimento em relação aos outros 44 pacientes sedentários.
Porém, é necessário entender que para quem deseja mudar de hábitos, não importa em qual idade, é preciso começar devagar com exercícios apropriados, evitando que a atividade física se torne um problema. Conheça alguns dos melhores exercícios para a terceira idade.
PEDALAR
Andar de bicicleta é uma habilidade impossível de esquecer e pode ser aprendida facilmente por quem não pedala desde cedo. Essa atividade ajuda a trabalhar a parte aeróbica, o fortalecimento dos músculos das coxas e da panturrilha e o equilíbrio. Ou seja, é muito importante para fortalecer músculos que protegerão em possíveis quedas, além de evitar que elas aconteçam.
Porém, é necessário estar bem equipado para praticar o exercício, priorizando o capacete, as luvas e outros acessórios de proteção, porque, por mais prática que o idoso tenha para guiar uma bicicleta, acidentes podem acontecer.
CORRIDA
Assim como a caminhada, a corrida pode trazer muitos benefícios para o equilíbrio e a respiração. É indicado praticar a corrida por pelo menos 30 minutos por dia e cinco vezes por semana. Com essa frequência, os batimentos cardíacos aumentam e a respiração se intensifica, por isso é bom ficar atento com a saúde também.
O ideal é fazer alongamentos e aquecimentos antes de começar a corrida, para ter mais flexibilidade, uma vez que, se as articulações não estiverem preparadas, o impacto pode gerar lesões ou torções. Equipar-se com um tênis adequado e roupas próprias também ajuda a diminuir o impacto e a proteger em casos de queda.
NATAÇÃO
Além de ser excelente para queimar calorias, fortalecer os músculos, proteger as articulações e evitar doenças como a artrite e a osteoartrite, este esporte é de baixo impacto, ou seja, é ideal para quem não pode fazer outras atividades por conta de traumas prévios. Seja a natação, seja a hidroginástica, esses exercícios são altamente indicados
(*) Assessoria Conversion
