12/11/2015 08h11 – Atualizado em 12/11/2015 08h11
Ação tem início nesta sexta-feira em três unidades, das 6 às 18h .Ao longo do mês outras unidades também oferecerão os serviços
Assessoria
Nesta sexta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde inicia ações alusivas a Novembro Azul, que tem como objetivo neste mês em incentivar os homens no combate do câncer por meio de exames preventivos . Os ESF Santa Rita e Jupiá e EACS São Carlos oferecerão procedimentos em especial aos homens, tais como, atendimentos médicos, enfermagem, odontológico, coleta de exames laboratoriais e atualização da carteira de vacina. Os atendimentos iniciam às 6h e encerram às 18h.
Ao longo do mês outras unidades também oferecerão os serviços. No dia 20 de novembro serão os ESF Paranapungá, Maristela e Vila Piloto, das 6h às 18h. No mesmo dia, o EACS Vila Nova ofertará o atendimento até às 17h.
No dia 25 de novembro, será a vez do ESF Interlagos e 27 no EACS Vila Alegre, sendo as ambas unidades das 6h às 18h.
PRÉDIO AZUL
Além disso, o prédio da Prefeitura de Três Lagoas recebeu iluminação na cor azul, numa medida de lembrar os homens sobre a importância de realizar constantemente os exames preventivos.
CÂNCER DE PRÓSTATA
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (perdendo para o câncer de pele não-melanoma). Além disso, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mas prevalente em homens, representando cerca de 10% total de cânceres.
É um câncer considerado da terceira idade, uma vez que de três quarto do casos mundo ocorrem a partir dos 65 anos de idade. Segundo o INCA, foram estimados 68.800 novos casos e em 2013 13.772 mortes.
DIAGNÓSTICO
Uma das formas de diagnosticar precocemente o câncer de próstata é pelo exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que é encontrado principalmente no sêmen, mas uma pequena quantidade também é localizada no sangue. A maioria dos homens saudáveis tem níveis menores de 4ng/ml de sangue. No caso o homem com possível chance de desenvolver o câncer de próstata, esse nível aumenta, podendo ser detectado pelo exame.
De acordo com o Laboratório Municipal, em 2013, foram registrados 1.948 exames de PSA, 2.155 no ano de 2014 e de janeiro até outubro deste ano 1.587, totalizando o número de 5.690 exames.
(*) Assessoria Prefeitura Três Lagoas