06/01/2016 08h26 – Atualizado em 06/01/2016 08h26
Primeira prova dessa temporada será no dia 20 de março, na Austrália
Redação
Talvez o grande pedido dos fãs de Fórmula 1 nos últimos dois anos será atendido na temporada de 2016: uma mudança no regulamento técnico deve fazer com que os carros se tornem mais barulhentos a partir deste ano.
A questão da falta de barulho chegou junto das unidades de potência que estrearam em 2014. Com o motor V6 turbo e grande parte da potência vindo de fontes híbridas de energia, o tradicional ronco dos motores ficou bem mais ‘tímido’, o que gerou muitas reclamações.
Porém, em 2016, um novo regulamento para os escapamentos promete aumentar o ‘volume’ da categoria, cuja primeira prova do ano acontecerá dia 20 de março, na Austrália. Todos os carros deverão ter um escape extra em que apenas poderão passar gases. O único intuito da alteração na regra é aumentar o ruído do motor.
De acordo com Andy Cowell, responsável pelo motor Mercedes, o objetivo de aumentar o barulho será atingido. “No momento o que temos é um tubo principal que sai do final da turbina e o escapamento se une a isso. Isso acaba fazendo com que haja uma ressonância, o que afeta a frequência do som que sai do tubo principal. Acabar com isso vai limpar a qualidade do som e melhorar o volume do tubo principal também”, defende.
(*) Uol
