10/03/2016 14h58 – Atualizado em 10/03/2016 14h58
Um bom aparelho de ar-condicionado deixou de ser um luxo. O clima tropical do Brasil, com verões quentes e prolongados, são uma prova de fogo até para os amantes do calor
Assessoria
Além de estar presente em diversos estabelecimentos comerciais, a grande oferta de aparelhos de ar-condicionado de diferentes faixas de preço levou muitos brasileiros a investir em um desses equipamentos para sua residência.
E por mais moderno que seja um desses equipamentos, eles precisam de alguns cuidados básicos: uma rotina de manutenção e limpeza para seu bom desempenho e bem-estar das pessoas.
SUJEIRA CAUSA ALERGIAS E ELEVA O CONSUMO ENERGÉTICO DO AR-CONDICIONADO
Grande parte dos sistemas de ar-condicionado conta com filtros, que pode exercer diferentes funções, como a retenção de partículas de poeira, ação antibacteriana e também controle de umidade do ar do ambiente.
No entanto, para que todas essas funcionalidades sejam realizadas com pleno desempenho, é fundamental manter uma rotina de limpeza de seus componentes.
As partículas de poeira, quando em excesso, se acumulam na saída de ar e se espalham no ambiente conforme os ventiladores do aparelho sopram o ar. O resultado é o espalhamento do pó, um dos principais causadores de alergias respiratórias e de pele.
Vale lembrar que a poeira é a fonte de alimento de micro-organismos como o ácaro, que podem causar diversos males à saúde humana.
Além disso, a sujeira acumulada nas entradas e saídas do ar-condicionado dificultam tanto a absorção quanto a saída do ar já refrigerado, forçando o compressor e as hélices do equipamento.
Isso resulta um consumo maior de energia elétrica e prejuízos com a conta de luz, já que o sistema vai precisar fazer mais esforço para alcançar a temperatura programada.
Por isso, é importante manter uma rotina de limpeza semanal, que pode ser feita com pano seco nas partes externas do aparelho. Para verificar as condições dos filtros e outros componentes internos do ar-condicionado, procure um serviço especializado em manutenção periódica.
(*) Conversion