24/05/2016 10h29 – Atualizado em 24/05/2016 10h29
Confronto entre as equipes é uma das maiores rivalidades do vôlei, nos últimos anos. Grupo do Brasil também tem as seleções do Japão , Coréia do Sul, Argentina e Camarões
Ariane Pontes
Foram divulgados os primeiros adversários da seleção brasileira feminina de vôlei nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O Brasil é cabeça de chave do Grupo A, e já enfrentará na primeira fase do torneio um dos seus principais rival mundial a equipe da Rússia. A definição dos grupos da competição foi anunciada nesta segunda-feira, dia 23 pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Integram o grupo do Brasil, atual bicampeão olímpico as equipes do Japão , Coréia do Sul, Argentina e Camarões. O grupo B será formado por Estados Unidos, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico.
O posicionamento no ranking mundial foi o critério para a definição dos grupos, sendo a única exceção o Brasil, que foi cabeça de chave por ser sede. Desta forma, Estados Unidos e China, primeiro e segundo no ranking mundial, respectivamente, caíram no mesmo grupo.
Nos Jogos Olímpicos, as seleções se enfrentarão dentro dos seus grupos e as quatro mais bem classificadas passarão para a fase de playoffs. Veja como ficou os grupos femininos do Jogos do Rio.
CONFRONTO
Brasil e Rússia protagonizam grandes duelos nos últimos anos. Em Atenas-2004, nas semifinais dos Jogos, a seleção brasileira vencia por 2 sets a 1 e ganhava a quarta parcial por 24 a 19, mas tomou a virada e perdeu o jogo por 3 sets a 2.
Quatro anos depois, as brasileiras venceram as rivais na primeira fase e conquistaram o título sobre os EUA. Em Londres-2012, o Brasil venceu as russas nas quartas de final por 3 sets a 2.
GRUPO A:
Brasil
Rússia
Japão
Coréia do Sul
Argentina
Camarões
GRUPO B:
Estados Unidos
China
Sérvia
Itália
Holanda
Porto Rico
