27.1 C
Três Lagoas
sábado, 13 de setembro de 2025

Recordista mundial em salto à distância, paratleta três-lagoense é favorita nos jogos paralímpicos

05/09/2016 13h19

Recordista mundial em salto à distância, paratleta três-lagoense é favorita nos jogos paralímpicos

Esta será a primeira paralimpíada que Silvânia Costa, que possui o recorde mundial em sua categoria, irá participar

Daniela Silis

Conhecida como a Capital Mundial de Celulose, Três Lagoas também é a casa de diversos atletas que já participaram de olimpíadas e Paralimpíadas, levando o nome da cidade País a fora. São muitos os que saíram de Três Lagoas e competiram os jogos. Zéquinha Barbosa e Ruth Roberta de Souza, ex-atletas, são exemplo disso, e agora abrem espaço para dois paratletas, Silvânia Costa de Oliveira e seu irmão, Ricardo Costa.

Silvânia disputará os jogos Paralímpicos do Rio 2016 e já é recordista mundial em salto à distância classe T11 (cego total). Na edição desta semana da revista Veja, a principal revista semanal do País a três-lagoense ganhou três páginas com uma matéria que conta as histórias de uma menina de 29 anos que venceu a perda de visão e virou uma grande paratleta.

Hoje, com apenas 2% de visão, Silvânia disputa o salto à distância classe T11 e é dona do recorde paralímpico na modalidade. Ela disputa os jogos vendada e, no mês de junho, a atleta saltou 5,34 metros, quebrando o recorde anterior da categoria, de 5,21 metros, da espanhola Purificación Ortiz, em 1997.

FAVORITA

A paratleta disputará a sua primeira paralimpíada e como favorita na competição, que irá acontecer no dia 16 de setembro no Engenhão. Ela ainda disputará o revezamento 4 x 100 metros. Além dela, seu irmão, Ricardo Costa, também participará da paralimpíada e tem boas chances no salto a distância. Também cego, Ricardo possui a segunda melhor marca do mundo na categoria.

LIÇÃO DE VIDA

Silvânia, seus dois irmãos e duas primas sofrem de uma doença congênita que destrói as células da retina. Aos 19 anos, com um bebê e desempregada, resolveu disputar uma corrida de rua em Campo Grande, onde ganhou o prêmio de R$ 300, o que a ajudou a pagar as dívidas. Após vencer a primeira competição, vieram outras, até ser descoberta pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, que a convidou a treinar em São Paulo.

Foi assim que o esporte transformou a vida de Silvânia que, quando ficou cega, achou que o mundo tinha acabado para ela, mas estava apenas começando. Hoje, além de Silvânia e seu irmão Ricardo, sua filha, com 10 anos e sem diagnóstico de deficiência, já é medalhista escolar na mesma modalidade da mãe e do tio.

As Paralimpíadas Rio 2016 começam nesta quarta-feira (7), com a abertura oficial do evento, que será finalizado no dia 18 e receberá 4.350 atletas em 23 modalidades. As disputas acontecerão nas mesmas arenas da olimpíada do Rio, com adaptações.

A atleta três-lagoense, Silvânia Costa de Oliveira é a grande favorita para o quadro de medalhas nos jogos Paralímpicos do Rio 2016 que começa na quarta-feira, 7 de setembro (Foto: Reprodução)

Silvânia disputará os jogos Paralímpicos do Rio 2016 e já é recordista mundial em salto à distância classe T11 (cego total) (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.