27.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de junho de 2024

Deputado Eduardo Rocha homenageia Senador Ramez Tebet

16/11/2016 16h19

Eduardo Rocha destacou o curto período em que o Senador foi Ministro da Integração Nacional

Assessoria

No dia 17 de novembro completam dez anos do falecimento do Senador Ramez Tebet. Ao ocupar a tribuna na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eduardo Rocha, líder do PMDB, prestou uma homenagem ao Senador relembrando sua trajetória e sua contribuição para a história do nosso Estado e do nosso País.

“Um grande político, uma pessoa que deixou um legado de ética, de respeito à população de Mato Grosso do Sul. Na última quinta-feira eu tive a honra de receber, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma comenda “in memoriam” ao Senador Ramez Tebet. A comenda é destinada a alunos que orgulham a instituição e lá tive o prazer de ouvir o depoimentos de ex-alunos que desde a época estudantil já admiravam a conduta do Senador”.

Eduardo Rocha destacou o curto período em que o Senador foi Ministro da Integração Nacional, o que não o impediu de implantar projetos em todos os municípios. “Hoje andando pelo Estado encontro sempre pessoas de todas as classes sociais, que têm alguma história pra contar relacionada ao Senador, sempre com muita gratidão e respeito”.

Ainda durante seu discurso, o deputado foi aparteado por quase todos os seus colegas de Assembleia, cada um destacando as qualidades não só pessoais, quanto profissionais do saudoso Senador Ramez Tebet. “Um homem público, reconhecido nacionalmente, mas sempre presente em seu Estado, respeitado e adorado por todos desde população à classe política”, aparteou o deputado estadual Renato Câmara.

Já o deputado Onevan de Matos fez questão de lembrar diversos momentos diferentes da trajetória do Senador. “Uma historia que precisa ser contada é a história do Senador Ramez Tebet. Todos nós sul-mato-grossenses devemos nos orgulhar deste grande homem público”.

HISTÓRIA

Natural de Três Lagoas no dia 7 de novembro de 1936, Ramez Tebet era filho de Taufic Tebet e Angelina Jaime Tebet. Casado com Fairte Nassar Tebet, ele deixa os filhos Simone Nassar Tebet (Advogada, deputada, ex-prefeita de Três Lagoas, vice-governadora e atual senadora), Eduarda Nassar Tebet (Médica), Rodrigo Nassar Tebet (Professor) e Ramez Nassar Tebet (Advogado).

Acadêmico da Escola Superior de Guerra, ele cursou Direito pela Faculdade Nacional de Direito – Universidade do Brasil e por muitos anos exerceu a advocacia.

Iniciando a carreira política como prefeito de Três Lagoas no período de 1975 a 1978, na seqüência ele foi deputado estadual (1978 a 1982), vice-governador (1982 a 1986), Governador (1986 a 1987) e senador por dois mandatos consecutivos (1995 a 2003 e 2004 até a data de hoje). Presidiu o Congresso Nacional no período de
Entre outros cargos públicos que ocupou, foi Secretário de Justiça de Mato Grosso do Sul; Superintendente da SUDECO (Superintendência do Desenvolvimento da Região Centro-Oeste), em Brasília; Promotor Público em Três Lagoas e Ministro da Integração Nacional.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Como parlamentar, Ramez Tebet sempre atuou de forma dinâmica. Numa listagem nem de longe exaustiva, podem ser lembrados o projeto que propôs a mudança no conceito de empresa nacional; o que estabeleceu a tipificação do crime de tortura; vários projetos dedicados à questão da terra, como o rito sumário para a desapropriação; a alteração da idade para a aposentadoria compulsória do servidor público; a utilização dos recursos do FGTS para custear os estudos dos filhos dos trabalhadores; a isenção da taxa para aquisição da primeira Carteira de Identidade, entre outros.

Recentemente, presidindo a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, foi Relator da nova Lei de Recuperação de Empresas, que veio substituir a antiga (e ultrapassada) Lei de Falências. Seu Relatório, bem como o texto final da lei, dele resultante, mereceram entusiásticos aplausos dos maiores especialistas da matéria, por dotarem o país de um instrumento legal moderno, ágil e adequado às necessidades do atual estágio do desenvolvimento brasileiro.

Apesar do grande destaque que seu nome alcançou em todo o país, o compromisso primeiro do Senador Ramez Tebet sempre foi com o progresso e o desenvolvimento de seu torrão natal, que começa em Três Lagoas, expande-se para o Estado de Mato Grosso do Sul e a região Centro-Oeste. Mas, Ramez tinha sempre em mira, obviamente, o bem-estar de toda a gente brasileira. Ramez Tebet estava convencido de que o Centro-Oeste era uma das mais importantes fronteiras para garantir o desenvolvimento sustentável de nosso país, pelas imensas potencialidades ainda não desenvolvidas de sua terra e de sua gente. Esse objetivo era o centro de toda a sua atividade pública, por ele tem lutado até hoje e continuará lutando sempre.

(*) Assessoria do deputado estadual Eduardo Rocha

Em seu discurso, o deputado foi aparteado por quase todos os seus colegas de Assembleia. (Foto: Portal ALMS)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.