Com inscrições abertas até 19 de outubro, empresa busca patrocinar iniciativas que contribuam com o desenvolvimento das comunidades por meio da cultura, educação, esportes, geração de renda e inclusão social
A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, lançou nesta semana o 2º Edital de Recursos Incentivados para o Desenvolvimento Local. O objetivo é apoiar financeiramente iniciativas que contribuam para o desenvolvimento das comunidades que vivem no entorno das operações da empresa, como as Usinas Ilha Solteira e Jupiá.
Serão contemplados projetos nas áreas da cultura, educação, esporte, geração de renda e inclusão social e que tenham sido aprovados e estejam aptos à captação de recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e dos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa.
A empresa busca por iniciativas contribuam para o desenvolvimento local e geração de renda, promovendo o acesso a treinamento e oportunidades no mercado de trabalho para grupos de diversidade e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
No 1º edital lançado pela CTG Brasil, em 2020, foram destinados R$ 13,3 milhões 21 projetos de 84 cidades, em sete estados brasileiros, beneficiando diretamente um público estimado em 240 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.
“As leis de incentivo são um benefício fundamental para as empresas e para promover emprego, renda e desenvolvimento sustentável. Os projetos que apoiamos transformam a realidade das comunidades locais levando cultura, educação, esporte, saúde e qualidade de vida para as populações no entorno das nossas usinas”, explica Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil.
Mesmo em um ano de pandemia e retração econômica, o recurso destinado para projetos sociais via Leis de Incentivo Fiscal foi 9% maior que em 2019. “Tivemos excelentes resultados com o primeiro edital e queremos ampliar essas parcerias, a fim de continuar gerando impacto positivo real na vida das pessoas”, reforça Salete.
Estão aptas a participar do processo as organizações da sociedade civil e empresas privadas com pelo menos três anos de atividade, voltadas para o esporte ou cultura (no caso dos mecanismos de incentivo ao esporte ou à cultura) ou objetivo de atendimento a crianças e adolescentes ou a pessoas idosas (no caso dos mecanismos de incentivo a ações para esses públicos), entre outros critérios de qualificação.
As inscrições estão abertas até 19 de outubro de 2021, pela plataforma Prosas, em https://editalctgbr2021.prosas.com.br, onde também estão disponíveis o edital completo (com regulamento que especifica as categorias de apoio, critérios de seleção e etc.), a relação das localidades participantes e outras informações.
Sobre a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,28 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
(*) Priscila Carvalho – Comunique