17.6 C
Três Lagoas
domingo, 16 de junho de 2024

Surto de síndrome gripais e casos de covid faz procura por unidades de saúde disparar em Três Lagoas

A orientação da SMS continua sendo a manutenção do uso da máscara e evitar aglomerações

Desde o início de 2022, Mato Grosso do Sul tem registrado acréscimo nos casos de covid-19 e da H3N2, como consequência da alta, a demanda nas unidades de saúde também aumentou consideravelmente.

Em Três Lagoas, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Elaine Fúrio, destacou que desde as festividades de final de ano era esperado esse aumento.

“Desde as festividades de final de ano já esperado um aumento da procura por atendimento de saúde, a variante Ômicron foi inserida em território nacional nesse período e por ser mais contagiosa, alavancou os casos de síndromes gripais. Existe também a circulação de influenza A, seja o H1N1 ou H3N2, mas ambas em menor frequência”, pontuou a titular da pasta, Elaine Fúrio.

Surto de síndrome gripais e casos de covid faz procura por unidades de saúde disparar em Três Lagoas
Elaine Fúrio, secretaria de Saúde de Três Lagoas

Em entrevista ao Perfil News, ela também esclareceu que alguns moradores vão até à unidade sem sintomas, no entanto, que a recomendação é priorizar quem já manifestou algum tipo de sintomas que pode indicar as doenças.

“Muitas pessoas procuram o serviço de saúde sem sintomas, nossa recomendação é priorizar o atendimento para as pessoas sintomáticas. Para aqueles sem sintomas, que tiveram contato com casos positivos e que desejam fazer teste, pode ser feito agendamento do teste no Drive- Thru por meio do site https://www.saude.ms.gov.br/teste-covid19/, o mesmo vale para pessoas sintomáticas que querem realizar o exame, não precisa de pedido médico para agendar exame no drive-thru”, esclarece.

Elaine pontua que, além dos teste oferecidos no Drive-Thru em parceira com o governo do Estado, o município também disponibiliza testagem para a população em 10 unidades de saúde, sendo: USF Santa Luzia – 67 99261-6795, USF Vila Alegre – 67 99107-2860, USF Miguel Nunes (Vila Nova) – 67 99105-9516, USF Arapuá – 67 99259-4445, USF Paranapungá – 67 99287-8419, USF Santa Rita – 67 99287-0888, USF Vila Haro – 67 9278-3482, USF Novo Oeste – 67 99282-6246, USF Vila Piloto – 67 99258-0765, e USF São Carlos – 67 99254-8218.

“Na UPA é realizada testagem apenas para pacientes internados”, reforça.

Elaine destaca que é preciso ter paciência quando buscar atendimento nas unidades, pois, assim como os moradores, os profissionais também podem ser infectados. Para manter o atendimento em ordem, ela pontua que profissionais foram contratados.

Surto de síndrome gripais e casos de covid faz procura por unidades de saúde disparar em Três Lagoas

“Lembramos que a síndromes gripais podem acometer também os profissionais de saúde, assim como os demais seguimentos como indústria e comércio, a saúde também tem enfrentado um grande número de afastamento por suspeita ou confirmação de Covid-19. Mesmo diante deste cenário os serviços permanecem em funcionamento para a população, a saúde permanece no enfrentamento da pandemia. Houveram remanejamentos, contratações e liberação de horas extras para garantir o funcionamento dos serviços”, reforça.

A orientação da pasta continua sendo a manutenção do uso da máscara, evitar aglomerações.

“Todas medidas que a população já sabe, mas deixou de adotar com o passar do tempo e redução da gravidade dos casos graças a vacina. Pedimos a retomada desses cuidados, além da compreensão do momento que estamos enfrentando e esforços que estamos empreendendo”.

Em caso de necessidade de alguma reclamação, o canal de atendimento é a ouvidoria da saúde, por meio do telefone 3929-1279 ou e-mail: [email protected].

Surto de síndrome gripais e casos de covid faz procura por unidades de saúde disparar em Três Lagoas
Posto de Saúde em Campo Campo Grande

SITUAÇÃO EM CAMPO GRANDE

Diante do aumento de casos de influenza na cepa H3N2 em Campo Grande, e alta procura por atendimento médico em unidades de saúde, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) resolveu se antecipar a um surto e tomou medidas como contratação de mais 30 médicos e montagem de tendas de consultórios em todas as Unidades de Pronto Atendimento.

Segundo ele, a média de 80 atendimentos por período nas Upas passou a ser de 200. Por isso, as tendas consultórios foram montadas dia 30 de dezembro e houve renovação de contrato de 90 médicos. 

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.