Objetivo do grupo é buscar inovações econômicas e sociais para Três Lagoas
Parte dos integrantes da Aliança de Entidades de Três Lagoas que reúne ACITL, AJE, ABRASEL, APETL, Integra Costa Leste e Sindicato Rural visitam, nesta terça e quarta-feira (23 e 24/02), o município de Maringá/PR.
O principal objetivo da visita será fazer uma série de visitas para troca de experiências e conhecimento de projetos que possam ser implementados no município. Um deles é o Projeto Maringá 2047, referência na integração entre a sociedade civil organizada e a gestão pública em favor do desenvolvimento econômico daquela cidade. A programação inclui ainda uma reunião com o representante da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM), Silvio Barros, além de outras autoridades.
O Projeto Maringá 2047 é desenvolvido pelo CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. Os trabalhos tiveram início em 1993, com a participação de grandes lideranças empresariais da cidade: representantes de associações, sindicatos, igrejas, clubes de serviço, instituições de ensino superior, sistema S e do poder público.
Durante as reuniões do Movimento, foram desenvolvidas oito diretrizes que serviram de base para a criação de um conselho de desenvolvimento econômico que servisse de fórum permanente de voluntariados. O CODEM é guiado por visões de futuro e diretrizes de longo prazo e atua por meio de fóruns temáticos de desenvolvimento denominados Câmaras Técnicas, que reúnem dezenas de lideranças voluntárias que debatem as ações a serem tomadas para o cumprimento das visões de futuro de das diretrizes de longo prazo para o respectivo setor a ser desenvolvido.
PROJETOS
A primeira agenda de futuro do CODEM foi o Maringá 2020, elaborado em 1996. A segunda agenda de futuro do CODEM foi o Maringá 2030, elaborado em 2008. Atualmente, o CODEM encontra-se em sua terceira agenda de futuro, a agenda Maringá 2047, preparando a cidade para seu primeiro centenário. Para isso, deu início ao seu mais ambicioso projeto, o Masterplan Metrópole Maringá 2047.
Em 2012, diante do crescimento urbano acelerado da cidade, as lideranças do CODEM concluíram que Maringá necessitava de um planejamento estratégico de longo prazo para tornar-se mais resiliente, inovadora, atrair novos negócios, mantendo o crescimento urbano planejado, a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico sustentável, transformando a visão de futuro do documento Maringá 2030 em um plano estratégico a ser executado até a cidade completar seu primeiro centenário, no ano de 2047.
Em 2015, os primeiros estudos técnicos do Masterplan tiveram início após a contratação de um estudo socioeconômico, desenvolvido pela consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). Em 2017, fundamentada em estudo técnico, workshops e ainda nos princípios e visões de futuro do documento Maringá 2030, a PwC concluiu sua consultoria entregando o documento denominado Suporte ao Planejamento Socioeconômico para Maringá 2047, contendo: a visão de futuro para 2047; a identificação dos setores-chave de desenvolvimento; e a inclusão de indicadores de acompanhamento para a agenda 2047 por meio de eixos estratégicos de desenvolvimento.
Os indicadores e metas para desenvolver a cidade até 2047 estão classificados nos seguintes eixos estratégicos: Econômico; Intelectual; Social; Meio Ambiente e Qualidade de Vida; Acessibilidade e Infraestrutura; Institucional; Imagem e Identidade. Para cada eixo foram identificados indicadores para o melhor acompanhamento do desenvolvimento da cidade ao longo do tempo. Cada indicador recebeu uma meta a ser atingida ao longo do tempo para que as diretrizes do Masterplan sejam cumpridas.
De 2017 em diante, o CODEM tem criado novas Câmaras Técnicas com a finalidade de auxiliar a cidade a alcançar as metas da agenda Maringá 2047.
Por Assessoria de Comunicação