A vida das pessoas que moram na cidade mudou consideravelmente com a chegada do saneamento básico
Willams Araújo
A vida das pessoas que moram em Nova Andradina mudou consideravelmente com a chegada do saneamento básico, que oportunizou a todos o direito a água potável e esgoto tratado em seus lares.
Essa nova realidade só foi possível graças aos investimentos em obras de infraestrutura da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) na gestão do então ex-presidente Walter Carneiro Júnior, hoje candidato do PP à Câmara dos Deputados.
Lá, foram investidos 52,3 milhões no setor de abastecimento de água visando manter a segurança hídrica e na construção de estação de tratamento de esgoto, ligações de rede coletora e obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário, além de obras complementares.
“Tivemos a oportunidade de fazer entregas à população por determinação do nosso governador Reinaldo Azambuja (PSDB), são investimentos que certamente contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico de Nova Andradina e também dignidade, saúde e mais qualidade de vida para seus moradores”, atesta Walter Carneiro Júnior, cuja proposta é continuar buscando recursos para o município.
Polo-regional importante para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, a cidade, segundo ele, avança rumo à universalização do esgotamento sanitário.
Entre as inúmeras obras que beneficiam diretamente os moradores dos bairros e centro da cidade, foram executadas a ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), 633 metros de rede coletora, 64 ligações domiciliares de esgoto, além de obras complementares.
Atualmente, a cidade possui 48% da área de cobertura do esgoto, mas a Sanesul planeja chegar aos 85% em 2023 e 98% em 2026, atingindo assim a meta da universalização do setor.
Walter Carneiro Júnior é candidato a deputado federal na chapa liderada pelo ex-secretário Eduardo Riedel (PSDB), ao governo do Estado, e pela deputada federal Tereza Cristina (PP-MS), ao Senado.

Vista área da cidade de Nova Andradina (Foto: Divulgação )
BENEFÍCIOS
É comprovado que investir em saneamento básico reduz consideravelmente os gastos públicos com saúde e garante melhoria da qualidade de vida da população. E foi seguindo essa linha de raciocínio que Walter Carneiro Júnior levou mais saúde e bem-estar social aos moradores não só de Nova Andradina, mas de outros municípios.
O volume de obras entregue pela companhia ao longo de sua gestão trouxe uma série de benefícios e garantiu uma vida melhor às famílias, preservando a saúde de todos.
Investir em saneamento básico é inibir a propagação de uma série de doenças, estimular a educação através da conscientização das pessoas e também, reduz os índices de mortalidade infantil e gastos com saúde pública.
Problemas como a dengue é um exemplo do que a falta de saneamento básico pode causar a uma comunidade, e do quanto isso pode custar caro para os cofres públicos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), para cada dólar investido em água e saneamento, são economizados outros 4,3 na saúde.



