11.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Parceria entre Prefeitura de Ribas e empresas florestais Arbo e Mantena transforma Escolas Rurais

As empresas são ligadas ao Instituto Luminar, que tem o objetivo de impulsionar a educação por meio de ferramentas de aprendizagem que valorizam educadores

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SED), em conjunto com as empresas de manejo florestal Arbo Gestão e Serviços Florestais Ltda e Mantena Florestal S.A, estão promovendo uma transformação nas Escolas de Extensão Rural. As mudanças começaram pela Extensão Assentamento Mutum e já chegaram às Extensões Arlindo Luz I e São Domingos.

De forma simbólica, as empresas fizeram a doação – nesta terça-feira (8) – de quatro notebooks e uma impressora para a SED. De acordo com Cristiane Melo, Coordenadora de Sustentabilidade da Arbo Gestão e Serviços Florestais Ltda e Mantena Florestal S.A, o Projeto Lumiar Mutum surgiu de uma parceria das empresas Arbo e Mantena com Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo e o Instituto Lumiar, com início em fevereiro deste ano.

O Instituto Lumiar é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2003, na cidade de São Paulo, com o propósito de impulsionar melhorias significativas na educação por meio de ferramentas de aprendizagem potentes que valorizam os educadores e que garantam o olhar para o desenvolvimento integral de crianças e jovens e que contribua para a construção de novos saberes e competências, formando, assim, estudantes críticos, conscientes e autônomos.

Parceria entre Prefeitura de Ribas e empresas florestais Arbo e Mantena transforma Escolas Rurais
Reprodução

O principal objetivo do Projeto Lumiar Mutum é a formação e acompanhamento pedagógico, apresentando conceitos e práticas significativas e inovadoras através de elementos da metodologia Lumiar, com foco no Ensino Fundamental. O projeto contempla três extensões da Escola Rural Usina do Mimoso – Extensão Assentamento Mutum, Extensão São Domingos e Extensão Arlindo Luz I, contemplando 32 educadores (entre professores, gestoras e educadores não-formais) e 132 alunos.

Dentro das ações do projeto, foi realizada uma reforma da Escola Rural Usina do Mimoso – Extensão Assentamento Mutum, doação de notebooks e impressora, além dos educadores estarem passando por uma capacitação continuada durante o ano e que já vem contemplando o desenvolvimento de ações junto às crianças, além de visitas às áreas florestais da empresa Mantena.

Parceria entre Prefeitura de Ribas e empresas florestais Arbo e Mantena transforma Escolas Rurais
Reprodução

Para a Diretora da Escola Municipal Usina do Mimoso Polo, Ana Paula Antônio, que conta com 16 extensões, a proposta do Instituto Lumiar – por meio das empresas Arbo Gestão e Serviços Florestais Ltda e Mantena Florestal S.A – é inovadora. “Foi feita uma reforma na Escola Municipal Usina do Mimoso Polo, Extensão Assentamento Mutum, e foi implantado o Projeto Lumiar com o objetivo de promover melhorias significativas na aprendizagem e valorizar os educadores, para que tenham ferramentas de aprendizagem potentes, que garantam o olhar para o desenvolvimento integral de crianças e jovens”, disse Ana Paula Antônio.

O Projeto envolve as Extensões Assentamento Mutum, Alindo Luz I e São Domingos, nos quais os professores recebem capacitação para que construam novos saberes e competências. “Hoje as extensões receberam doação de uma Impressora e 4 notebooks, que serão utilizados pelos alunos para que se concretizem ainda mais as metodologias inovadoras”, acrescentou Ana Paula Antônio.

Parceria entre Prefeitura de Ribas e empresas florestais Arbo e Mantena transforma Escolas Rurais
Reprodução

Da esquerda para a direita: O Secretário Municipal de Educação, Nizael Almeida; a Diretora Escolar da Escola Municipal Usina do Mimoso, Ana Paula Antônio; O Gerente Florestal da Arbo e Mantena, Anderson Bogo; O Prefeito João Alfredo Danieze e a Coordenadora de Sustentabilidade da Arbo e Mantena Florestal, Cristiane Melo.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.