Um estudante da UNESP (Universidade Estadual Paulista) de 19 anos foi vítima de racismo e ameaça em bar da cidade de Ilha Solteira.
De acordo com a polícia, a vítima, que é negra, estava com amigos no estabelecimento quando dois homens se aproximaram da mesa e começaram a fazer comentários racistas.
Um dos homens se dirigiu à vítima e disse “E aí, Lukaku?”, em referência ao jogador belga Romelu Lukaku.
Conforme o portal Notícias da Ilha, a vítima disse ainda que o comentário era racista, mas o homem continuou. Ele voltou à mesa mais duas vezes, fazendo o mesmo comentário.
Na terceira vez, a vítima pediu para que o homem parasse. O homem então disse que “a vítima deveria ter orgulho de ser chamado pelo nome de um jogador preto”.
O homem ainda fez ameaças de violência, dizendo que ia bater na vítima e nos amigos dela. Ele também disse que “a vítima deveria aceitar seu lugar” e que racismo era “mimimi”. E, posteriormente, fez ameaças de morte. Foi quando a vítima e os amigos decidiram ir embora.
No dia seguinte, ao acordarem, a vítima e os amigos encontraram pichado na calçada que fica na frente da casa, a seguinte frase: “sua hora vai chegar”.
O delegado Miguel da Rocha Neto, da Polícia Civil de Ilha Solteira, informou que está trabalhando na identificação dos acusados.
Repercussão
O caso ganhou grande repercussão no meio universitário. A república onde a vítima reside e a direção da UNESP divulgaram notas de repúdio. Várias moradias universitárias também se solidarizaram com a vítima.
Uma manifestação pode ser realizada esta semana para repudiar o crime.