As últimas cinco vítimas do desastre aéreo que matou 14 pessoas em Barcelos, no interior do Amazonas, foram liberadas na tarde desta terça-feira (19).
Os corpos de todas as vítimas foram liberados pela funerária contratada pela empresa responsável pelo avião, entre a tarde de segunda-feira (18) e esta terça.
As vítimas da tragédia são de Minas Gerais, Goiás, Maranhão, São Paulo, Roraima, Paraná e Pará, além dos mineiros.
Veja quem são as cinco vítimas que foram para Goiás:
O corpo do médico Rokland de 70 anos, que morava no Distrito Federal, foi levado para o Maranhão.
O corpo do piloto Leandro Souza foi levado para o Estado de Roraima.
E o copiloto, Fernando Galvão, era natural de Santarém, no Pará, mas morou parte da adolescência no Ceará, e estava em Manaus há mais de dez anos. A pedido dos pais, o corpo dele foi levado para Fortaleza.
Força-tarefa
Conforme o Governo do Amazonas, uma força-tarefa foi montada para agilizar a identificação das vítimas e a liberação dos corpos para os familiares.
“A força-tarefa foi montada pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica do Estado do Amazonas (DPTC), seguindo protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres”, afirmou o estado.
O trabalho da força-tarefa incluiu seis etapas:
- Solicitação dos prontuários civis das vítimas de outros estados;
- Transporte dos corpos para Manaus;
- Coleta das digitais e envio para o Instituto de Identificação;
- Confrontação com os prontuários civis;
- Emissão de laudos e envio para o IML;
- Liberação do corpo pelo médico legista.
Os corpos foram transportados até Manaus em uma aeronave da FAB, na tarde de domingo (17).
A Manaus Aerotáxi, empresa proprietária do avião que caiu, informou que as certidões de óbito foram emitidas na tarde desta segunda (18).
Vítimas do acidente
Renato Souza de Assis (GO)
Marcos de Castro Zica (GO)
Witter Ferreira de Faria (MG)
Gilcresio Salvador de Medeiros (GO)
Roland Montenegro Costa (MA)
Fábio Ribeiro (PR)
Luiz Carlos Cavalcante Garcia (SP)
Guilherme Boaventura Rabelo (MG)
Hamilton Alves Reis (SP)
Heudes Freitas (MG)
Euri Paulo dos Santos (MG)
Fabio Campos de Assis (GO)
Leandro Costa de Souza (RR) – piloto
Fernando Luiz Galvão Bezerra Júnior (CE) – copiloto
O acidente
O avião de pequeno porte, que transportava 14 pessoas, caiu em Barcelos, no interior do Amazonas, na tarde de sábado (16). O acidente é considerado o que registrou mais mortes no Brasil desde 2011.
O avião é um Embraer EMB-110 “Bandeirante”, prefixo PT-SOG, fabricado em 1991, com capacidade de até 18 passageiros, da empresa ManausAerotáxi.
Ele decolou de Manaus com destino a Barcelos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave era “regular”. A aeronave estava carregada com itens de pesca esportiva.