O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul desde a última semana. O aviso foi estendido até terça-feira (26) e classifica o fenômeno como “grande perigo”.
Esta semana, seis municípios do Estado entraram para a lista das cidades mais quentes do Brasil, entre elas Bataguassu.
Corumbá deve ser o local mais quente e atingir máxima de 46°C na terça-feira (26); Bataguassu vem logo em seguida com máxima de 45°C, assim como Três Lagoas. Ladário, Bonito, Jardim, Bodoquena e Dourados devem ficar na casa dos 44°C.
De acordo o site Cenário MS, outra preocupação é que 57 municípios de Mato Grosso do Sul estão com risco de baixa umidade, variando entre 12% e 20%, enquanto o indicado são 60%.
Cuidados básicos
O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.