A CTG Brasil, empresa de energia elétrica, realizou esta semana a soltura de 30 mil peixes da espécie pintado nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, ambas no rio Paraná.
A ação faz parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, promovido pela CTG Brasil com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Conforme o site Ilha de Notícias, as solturas foram realizadas na ponte do rio São José, em Ilha Solteira, e na Vila dos Operadores, em Jupiá. Os peixes, que têm entre 1,5 e 2 kg, foram produzidos na Piscicultura da CTG Brasil, em Salto Grande (SP).
“A soltura de peixes de espécies nativas é um modo de colaborar com o desenvolvimento desses ecossistemas, garantindo a reprodução e o estoque pesqueiro”, explica Norberto Castro Vianna, especialista de Meio Ambiente da CTG Brasil.
Desde 2016, quando a empresa assumiu a gestão do programa, foram soltos cerca de 25 milhões de peixes, nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema.