Ponto da Biopower, empresa da JBS responsável pela produção de biodiesel, conta com duas bombas dedicadas ao B100 e tem capacidade de oferecer 30 mil litros do combustível
A Biopower, empresa da JBS produtora de biodiesel, acaba de iniciar a operação do primeiro ponto de abastecimento de biodiesel 100% (B100) do Brasil. A Companhia é a primeira do país a obter a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para abastecer a frota de caminhões da JBS. Localizado no complexo industrial de Lins, no interior de São Paulo, o bioponto, como é chamado, conta com duas bombas dedicadas exclusivamente ao B100 e tem a capacidade de oferecer 30 mil litros de combustível, dos quais já são utilizados 10 mil litros por mês, conforme prevê a regulamentação da ANP, com projeção de ampliação de volume para os próximos meses.
A iniciativa da Biopower tem como objetivo contribuir com o crescimento do mercado de biodiesel no país, liderando o movimento para ampliação da oferta desse tipo de combustível – uma alternativa para emitir 80% menos gás carbônico em comparação ao diesel fóssil.
Para Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower, a conquista da autorização da ANP significa mais um grande passo para a empresa. “Estamos muito orgulhosos com mais esse progresso, pois contribui para avançarmos cada vez mais com o biodiesel como uma alternativa imediata para a descarbonização da matriz energética no transporte brasileiro”, comenta.
Combustível Limpo
Considerado um combustível mais limpo, biodegradável e altamente eficiente no aspecto ambiental, o biocombustível também se mostrou compatível com a tecnologia já existente de motores da indústria automobilística, conforme apontou um teste divulgado pela Biopower neste ano. O resultado reforça o biocombustível como uma opção prática, sustentável e disponível para reduzir as emissões relacionadas ao transporte.
Vale lembrar que, desde o ano passado, o combustível tem sido submetido a testes práticos. Um caminhão da montadora holandesa DAF já utiliza o B100 com o objetivo de comprovar a qualidade do biocombustível como um importante substituto para o setor. O caminhão já passou de 120 mil km de uso.
“Queremos consolidar o nosso pioneirismo na ampliação do acesso no Brasil. Vamos ampliar cada vez mais nossas parcerias com as montadoras para compartilhar amplamente a eficiência que o B100 proporciona em nosso ecossistema de transporte. Tenho certeza que este é apenas o início de resultados altamente promissores”, destaca Pereira.
Novo percentual da mistura
Os testes com o B100 estão em linha com o movimento de expansão dos biocombustíveis na matriz de transportes do Brasil. Desde 1º de março, o aumento do percentual da mistura de biodiesel ao diesel vendido para o consumidor final já está funcionando na prática. O índice do biocombustível no diesel comercializado no país passou a ser de 14% e já está prevista uma nova alta, agora para 15%, a partir de 1º de março de 2025.
Por meio da Biopower, a JBS faz parte do grupo dos cinco maiores produtores de biodiesel do Brasil. No último ano, a Companhia contribuiu com o aumento de 12,2% na oferta do produto ao mercado. Somente em 2023, foram comercializados 550 milhões de litros de biocombustível. O consumo de biodiesel no Brasil tem apresentado grande potencial de crescimento e, em países da Europa e nos EUA, o biocombustível já está disponível para toda a população.
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 152 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.
JBS – Atendimento à Imprensa