Nesta quinta-feira (22), a Polícia Federal deflagrou a operação “Chamberlin” em Corumbá, a cerca de 419 quilômetros de Campo Grande, e em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Conforme o site Campo Grande News, a ação visa combater a mineração ilegal, escravidão e outros crimes relacionados.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Corumbá e um em Cuiabá. Durante a operação, em Corumbá, um dos investigados foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
Além disso, foram apreendidos mídias com conteúdo digital, dinheiro, armas de fogo, pedras preciosas e veículos. A operação aborda questões de desmatamento, redução a condições análogas à escravidão, mineração ilegal e grilagem de terras.
Os materiais apreendidos serão analisados pericialmente para aprofundar as investigações e identificar outros membros da quadrilha.



