7 C
Três Lagoas
domingo, 10 de agosto de 2025

Cinco pessoas morrem após avião colidir com morro em Paraibuna (SP)

Cinco pessoas morreram após um avião de pequeno porte bater em um morro e cair em Paraibuna, São Paulo, na última quarta-feira (23), segundo a Defesa Civil.

Conforme divulgado pelo site CM7 Brasil, a queda ocorreu durante uma forte tempestade na região. Embora tenha confirmado cinco mortes, a Defesa Civil não especificou o número total de passageiros na aeronave.

O impacto da colisão fez com que a aeronave pegasse fogo. Moradores da região testemunharam o acidente e acionaram as autoridades. A área onde o avião caiu é de difícil acesso, o que obrigou os bombeiros a se deslocarem a pé devido à complexidade do terreno. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 18h46 (horário de Brasília). O acidente ocorreu próximo à Estrada da Fazenda Capela – Fazenda Caetê, entre os sítios Carpir e Caetê.

Equipes de resgate chegaram ao local durante a noite e encontraram os destroços da aeronave. Até às 23h, não foram identificados sinais de sobreviventes. As operações de resgate foram dificultadas pelas condições adversas, incluindo a forte chuva, baixa visibilidade e o estado de destruição da aeronave.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave acidentada, de matrícula PT-MBU, é um modelo EMB-121A1, da Embraer, fabricado em 1982, com capacidade para oito assentos. De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião tinha status de operação autorizado para táxi aéreo, e sua situação de aeronavegabilidade era “normal”. A empresa proprietária e operadora é a “Abaeté Aviação”, que se apresenta nas redes sociais como uma referência em transporte aéreo de passageiros, serviços aeromédicos e de carga.

O prefeito de Paraibuna, Vitão Miranda (PSD), confirmou o acidente em seu perfil no Instagram, lamentando o ocorrido e compartilhando uma notícia sobre a queda. Ele não forneceu mais detalhes.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi acionado para realizar a “ação inicial da ocorrência”, que inclui a coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação dos danos à aeronave e o levantamento de informações necessárias à investigação.

A reportagem tenta contato com a empresa operadora e atualizará o texto assim que houver novas informações.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.