O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, com quadro clínico estável, conforme boletim médico divulgado nesta terça-feira (29). Segundo os médicos, o ex-chefe do Executivo não apresenta dor nem febre e tem a pressão arterial controlada.
Conforme o site Metrópoles, Bolsonaro está em processo gradual de reintrodução da alimentação oral, aceitando bem água, chá e gelatina, mesmo com um quadro de gastroparesia — condição que atrasa o esvaziamento do estômago. O boletim também relata melhora nos exames laboratoriais do fígado e sinais espontâneos de atividade intestinal.
Apesar do avanço clínico, as visitas continuam restritas e ainda não há previsão de alta da UTI. O ex-presidente passou por uma cirurgia complexa de aproximadamente 12 horas há duas semanas para tratar uma obstrução intestinal.
A operação foi necessária para a retirada de aderências intestinais (bridas) e a reconstrução de parte da parede abdominal — consequências de procedimentos anteriores, especialmente após o atentado sofrido durante a campanha presidencial de 2018.
Bolsonaro segue recebendo suporte calórico e nutricional por via parenteral (endovenosa), além de fisioterapia motora e medidas para prevenir trombose venosa.
Assinam o boletim os médicos Cláudio Birolini (cirurgião), Leandro Echenique e Brasil Caiado (cardiologistas), Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior (coordenador da UTI), Guilherme Meyer (diretor médico do hospital) e Allisson Barcelos Borges (diretor-geral do DF Star).