22.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de abril de 2025

Vale da Celulose precisa voar: Três Lagoas mira reconexão aérea com a GOL para atender expansão industrial

A Azul Linhas Aéreas encerrou suas operações comerciais em Três Lagoas no dia 9 de março de 2025, deixando o município sem conectividade aérea

Por: Nathalia Santos

A recente suspensão dos voos comerciais em Três Lagoas, após o cancelamento das operações da Azul Linhas Aéreas, escancarou a dependência da cidade por uma malha aérea funcional. O município busca a reconexão de ponte aérea para o estado de São Paulo, desta vez com a companhia Gol.

O corte da linha que conectava o município a Campinas (SP), operada por aeronaves ATR de 72 lugares, frequentemente lotadas, gerou forte impacto não apenas na mobilidade da população, mas, sobretudo, no setor produtivo local.

PORTA DE ENTRADA

Três Lagoas, hoje considerada a porta de entrada do chamado “Vale da Celulose”, abriga duas plantas da Suzano Celulose e uma unidade da Eldorado Brasil.

Vale da Celulose precisa voar: Três Lagoas mira reconexão aérea com a GOL para atender expansão industrial
Projeto Sucuriú, maior fábrica de celulose do mundo que a multinacional chilena Arauco está construindo em Inocência, distante 120 km de Três Lagoas (Foto: Assesseoria)

A pouco mais de 120 quilômetros do município, avança a construção da maior fábrica de celulose do mundo, da empresa chilena Arauco, que também depende da infraestrutura logística da cidade. A ausência de voos comerciais obriga executivos, técnicos e profissionais a se deslocarem a longas distâncias até aeroportos em Campo Grande (320 km), Presidente Prudente (260 km) ou Araçatuba (130 km), dificultando negócios e encarecendo operações.

VALE DA CELULOSE PRECISA VOAR

Vale da Celulose precisa voar: Três Lagoas mira reconexão aérea com a GOL para atender expansão industrial
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcos Gomes Junior, acompanhado do diretor da pasta, Renan Baptista, participou de uma reunião na sede da companhia aérea Gol, em São Paulo (Foto: Assessoaria)

Sensível à urgência da situação, o Governo do Estado articulou uma reunião com a GOL Linhas Aéreas em São Paulo. Participaram representantes da companhia e da Semadesc, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcos Gomes Junior e o diretor da pasta, Renan Baptista.

Vale da Celulose precisa voar: Três Lagoas mira reconexão aérea com a GOL para atender expansão industrial
Aeroporto de Três Lagoas tem toda estrutura para receber grandes aeronaves e a GOL sinaliza que pode operar no município (Foto: Saiury Baez)

A tratativa avançou com o oferecimento de isenções fiscais e, principalmente, a discussão sobre a tributação do combustível de aviação, um dos principais entraves operacionais.

Para o prefeito Cassiano Maia (PSDB), a reconexão aérea é essencial. O esforço conjunto entre prefeitura e governo estadual pode garantir não apenas a retomada da conectividade aérea, mas consolidar o município como hub logístico regional.

Com a economia local girando em torno de um dos maiores polos industriais do Centro-Oeste, a operação de voos comerciais em Três Lagoas transcende a conveniência e se torna questão estratégica para o desenvolvimento sustentável e competitivo da região.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.