Instalação da fábrica em MS terá investimento de R$ 16 bilhões
Por: Nathalia Santos
O deputado estadual Pedro Arlei Caravina (PSDB) celebrou nesta terça-feira (6) um marco histórico para Bataguassu e para o Mato Grosso do Sul: a confirmação da instalação de uma nova unidade da gigante do setor de celulose Bracell no município.
O anúncio foi formalizado durante reunião com o governador Eduardo Riedel (PSDB), o presidente da Bracell, Praveen Singhavi, diretores da empresa e a prefeita de Bataguassu, Wanderleia Caravina (PSDB).
Durante o encontro, foi assinado o termo de concessão de incentivos fiscais para a implantação da fábrica, que contará com um investimento de R$ 16 bilhões — o maior já registrado na história do município. A nova planta industrial será voltada à produção de celulose solúvel, consolidando Mato Grosso do Sul como referência nacional e internacional no setor.
“Hoje foi um dia importante para o futuro de Bataguassu e de todo o nosso Estado. Esse projeto coloca MS como protagonista na produção de celulose solúvel e abre portas para novas oportunidades de emprego e desenvolvimento”, destacou o deputado.
DESENVOLVIMENTO PARA BATAGUASSU

Caravina, que já foi prefeito de Bataguassu e secretário de Estado de Governo, ressaltou que o município vinha sendo preparado para um salto desse porte.
“Sempre tive confiança no crescimento de Bataguassu e preparamos o município para isso, quando criamos a lei do Prodebata, o Programa de Desenvolvimento de Bataguassu, concedendo benefícios fiscais aos empresários. Mas, claro, a chegada de uma gigante como a Bracell é uma surpresa extremamente positiva”, afirmou.

Questionado se, ao longo de sua trajetória pública, imaginava um investimento desse porte no município, o parlamentar foi enfático ao dizer que o planejamento e a confiança no potencial da região sempre guiaram suas ações.
“Agora, como deputado estadual e representante de Bataguassu e da região, vamos atuar como interlocutores junto ao governo do Estado para garantir que esse progresso traga, além de desenvolvimento, mais qualidade de vida para a nossa população.”
A instalação da Bracell em Bataguassu deverá gerar milhares de empregos diretos e indiretos, além de movimentar a economia local em diversos setores como transporte, construção civil, serviços e comércio. O projeto reforça a estratégia do governo estadual de atrair investimentos sustentáveis e transformar Mato Grosso do Sul em um polo industrial competitivo e ambientalmente responsável.