A concessão da Rota da Celulose é estratégica para o escoamento da produção industrial e agrícola do Estado
O Consórcio K&G será responsável pela administração da Rota da Celulose, um importante corredor logístico formado por rodovias estaduais e federais em Mato Grosso do Sul. O grupo venceu o leilão realizado na tarde desta quinta-feira (8), na sede da B3, em São Paulo, com um investimento de R$ 217.389.913,70 e desconto de 9% na tarifa de pedágio.
Liderado pela Corretora Galápagos e com participação da KInfra, o consórcio apresentou a proposta mais competitiva entre os participantes, com o maior percentual de desconto ofertado. A diferença foi significativa em relação aos demais concorrentes.
O segundo maior desconto, de 8%, foi proposto pelo Consórcio Caminhos da Celulose, ligado à Ativa Investimentos, com aporte de R$ 195.619.568,80. Em seguida, o Consórcio Rotas do Brasil S.A., representado pela Guide Investimentos, ofereceu 5% de desconto, com investimento de R$ 137.206.460,91. A menor proposta veio da BTG Pactual Infraestrutura, com 4% de desconto e aporte de R$ 118.827.772,70.
O evento contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, que esteve acompanhado por secretários de Estado e outras autoridades sul-mato-grossenses. Também participaram do certame a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro dos Transportes, Renan Filho.
A concessão da Rota da Celulose é estratégica para o escoamento da produção industrial e agrícola do Estado, especialmente com a instalação da nova fábrica da Bracell em Bataguassu. A expectativa é de que o corredor logístico impulsione o desenvolvimento regional e a competitividade econômica de Mato Grosso do Sul.
PEDÁGIO
O novo modelo de concessão considera a instalação de 12 praças de pedágio nos trechos.
São eles:
- 1 em Três Lagoas
- 1 em Água Clara,
- 1 em Nova Andradina
- 1 em Nova Alvorada do Sul
- 2 em Ribas do Rio Pardo
- 2 em Campo Grande
- 2 em Santa Rita do Pardo
- 2 em Bataguassu
Entre as novidades, a concessão deve aderir a pórticos de cobrança de pedágio automático chamada de Free-Flow. Em relação, a tarifa quilométrica, o projeto reajustou para R$ 0,19 por quilômetro em pistas simples e R$ 0,26 para pista dupla.
Além disso, para composição da política tarifária foram adotados os parâmetros de diferenciação de tarifa entre as de pista simples e de pista dupla (40% superior).
DESCONTO
A cobrança de pedágio será 100% eletrônica (sistema free-flow) com desconto de 5% na tarifa para usuários optantes pelo sistema de tag válido (AVI), e descontos progressivos de até 20% da tarifa para veículos de passeio conforme a frequência e isenção de cobrança para motocicletas.
A intenção é entregar as rodovias que formam a rota para a iniciativa privada com o intuito de economizar nos investimentos e promover melhorias. Com isso, quer alavancar ainda mais a região leste do Estado.