33.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 9 de maio de 2025

Com mais de 600 colaboradoras com filhos(as), Suzano reforça compromisso com a equidade de oportunidades em MS

Programa de Parentalidade da companhia inclui uma série de ações voltadas para a promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor para mães e pais, desde a gestação ou adoção até a maioridade de filhos e filhas

Com 677 mães atuando em suas operações em Mato Grosso do Sul, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, reforça o seu compromisso com a equidade de oportunidades e promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor para colaboradoras e colaboradores que têm filhos. A iniciativa faz parte do Programa de Parentalidade da Suzano, implantado em 2022 na companhia e que visa, por meio do acolhimento de colaboradoras(res) com filhos, a promoção à igualdade no ambiente de trabalho e, consequentemente, a retenção de talentos, principalmente de mulheres no setor.

“Embora haja inúmeros avanços em comparação com o passado, ainda é comum vermos nos dias de hoje mães fora do mercado de trabalho, principalmente logo após o fim da licença-maternidade. Por isso, este programa é tão importante para acolher as nossas colaboradoras e colaboradores e mudar esta realidade do mercado de trabalho. A Suzano acredita que as habilidades desenvolvidas durante a maternidade e paternidade também criam profissionais melhores. Queremos mostrar que é possível conciliar maternidade com a carreira de sucesso no setor florestal e de celulose”, destaca Angela Aparecida dos Santos, gerente de Gente e Gestão da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Este cuidado, explica a gerente, ocorre desde a gestação, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de Saúde e Qualidade de Vida; no retorno da licença-maternidade, por meio de do Programa Mãe Amiga, que prevê o acompanhamento de uma outra mãe (colaboradora e voluntária do programa) neste período de transição e retorno ao trabalho para a troca de experiências sobre maternidade, para garantir que não haja necessidade de escolha entre maternidade/paternidade e uma carreira no setor.

Com mais de 600 colaboradoras com filhos(as), Suzano reforça compromisso com a equidade de oportunidades em MS

Fabiana Queiroz de Oliveira, 37 anos, conhece de perto a importância desse acolhimento e equidade de oportunidades por parte da empresa para além do período de licença-maternidade. Mãe solo de um adolescente de 15 anos, ela ingressou na companhia há um ano como Assistente Administrativa de Colheita.  “Entrei na Suzano na semana do Dia das Mães do ano passado e posso dizer que foi um presente. A empresa me surpreendeu positivamente de muitas formas, desde o acolhimento da equipe, até o incentivo aos estudos de filhos colaboradores, kits de material escolar, que são muito bons, entre outros benefícios. Por exemplo, recentemente viajei com o meu filho para assistirmos a um jogo no Estádio do Maracanã, foi a realização de um sonho que só consegui através da Suzano”, destaca.

Fabiana acrescenta: “Para mães solo, é mais difícil muitas vezes. Por exemplo, se o pai precisa viajar, ele deixa os filhos com a mãe. Mas e a mãe, deixa com quem? Essa foi a minha segunda surpresa com a Suzano, quando precisei viajar, recebi uma bonificação suficiente para pagar a minha mãe, quem ficou com o meu filho na época. É que eu sempre digo: em um passado não muito longe muitas mulheres, mães, lutaram para que a gente pudesse estar nesse lugar e eu vejo que a Suzano prega muito a igualdade de gênero”.

Também fazem parte do programa uma cartilha exclusiva sobre o tema de parentalidade, um guia com dicas práticas tanto para mães e pais quanto para lideranças da empresa, e Auxílio Creche, que prevê reembolso de despesas de creche ou serviços de babá, disponível a partir do nascimento ou adoção da criança para todos(as) colaboradores(as) que possuem filhos(as).

Salas de Estimulação ao aleitamento materno

Outra ação da empresa para o acolhimento de mães é a implantação de Salas de Estimulação ao Aleitamento Materno nas Unidades de Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, um espaço criado com poltronas, geladeiras para que mães em fase de lactação possam ter um local acolhedor, privativo e adequado para realizar a coleta e armazenamento adequado do leite materno durante o período de trabalho.

Com mais de 600 colaboradoras com filhos(as), Suzano reforça compromisso com a equidade de oportunidades em MS

Roseine Pierre Marcelin, 35 anos, chegou ao Brasil há 10 anos, após um período inicial em Cuiabá (MT) e muitos desafios enfrentados. Em busca de melhores oportunidades, mudou-se para Três Lagoas, onde começou a trabalhar no Viveiro de Mudas da Suzano, função que desempenha há seis anos. Já estabelecida, ela adotou seu segundo filho e o trouxe do Haiti. “O maior desafio foi a língua, foi muito difícil. Mas deu certo. No Haiti é tudo muito difícil, por isso, trouxe o meu segundo filho para cá”, relata.

Durante a gestação e o retorno ao trabalho após a licença-maternidade, Roseine destaca o apoio recebido da empresa como fundamental. Mãe de três meninos, de 9 anos, 7 anos e 18 meses, ela utilizou a sala de lactação para coletar e armazenar o leite materno de forma adequada. “Tive seis meses de licença-maternidade e, em seguida, tirei férias para passar mais tempo em casa com meu filho. A Suzano se destaca pelo respeito e pela valorização da igualdade”, afirma.

Paternidade

O Programa de Parentalidade também prevê uma série de ações e benefícios para os pais. Dentre eles, licença-paternidade de 20 dias, com a possibilidade de férias logo após para poder ficar mais tempo em casa com a família. “A Suzano acredita que a promoção da igualdade e equidade passa também pelos direitos dos pais. Para que eles, possam acompanhar essa importante fase da vida ao lado da família, para que esteja presente e, consequentemente, para que tenham a possibilidade de dividir as alegrias e responsabilidades do cuidar com as mães e parceiras e parceiros”, completa Ângela.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em:suzano.com.br.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.