Neste Dia das Mães, confira histórias de empreendedoras do campo e da cidade que desenvolveram negócios e contam hoje com o apoio dos filhos
No próximo domingo (11), o Dia das Mães celebra a importância do papel das mulheres dentro das famílias, essas que carregam conquistas e responsabilidades além da maternidade. Para muitas, o empreendedorismo se tornou uma alternativa viável para estar mais presente na criação dos filhos. Equilibrar tantos papéis não é fácil, mas elas mostram que é possível.
Segundo o estudo “Empreendedorismo Feminino”, elaborado pelo Sebrae em 2024, mais da metade das empreendedoras brasileiras têm filhos e precisam conciliar o trabalho em diferentes ambientes e momentos de vida. Para as donas de negócios em Mato Grosso do Sul, Elda Galvão e Fabiana Cavalcante, gerir uma empresa e zelar pela família é uma oportunidade que se desenvolve todos os dias dentro e fora de casa.
Elda Galvão é proprietária da Estância Alegria (@estanciaalegria) e Fabiana Cavalcante do Centro Automotivo Automar (@auto.mar), no campo ou na cidade, mesmo atuando em ramos diferentes, ambas dividem a gestão de seus negócios com seus filhos. A motivação que as une é o processo de conquista do próprio espaço profissional com a família, além da confiança no relacionamento com os filhos, o empreendedorismo trouxe vantagens para o empoderamento delas tanto na profissionalização como autonomia financeira e doméstica.
Mãe empreendedora no campo
A estância Alegria, que fica localizada na MS 040 km, na área rural de Campo Grande, é um exemplo do turismo rural na cidade. Elda, que sempre gostou de receber visitas em casa, ao conhecer uma propriedade de uma amiga, descobriu um sonho que cresceu ao longo dos anos: abrir seu próprio negócio pelo bem-estar de suas filhas. “Eu comecei a considerar essa possibilidade, só que eu não tinha conhecimento, nem experiência, então me aproximei de um grupo de empresários de turismo. Participamos de algumas caravanas do Sebrae e pensava: ‘quando será que eu vou abrir a minha estância para o turismo?’”.
Havia, no entanto, um grande desafio para que Elda iniciasse o empreendimento turístico: ela e as filhas são celíacas – condição que exige uma alimentação totalmente livre de glúten. As mudanças no estilo de vida e, principalmente, na alimentação foram inevitáveis, mas também se tornaram o ponto de partida para transformar as dificuldades em uma grande oportunidade de negócio. O principal propósito ao abrir a estância foi oferecer um espaço seguro para receber pessoas celíacas ou com outras restrições alimentares.
“As minhas duas filhas que definiram o meu lado profissional. Eu sou bióloga, nutricionista e professora de ioga. Então, comecei a querer colocar dentro do meu produto (Estância) várias técnicas que eu já utilizava na minha vida com a minha família”.
Há dois anos, a estância é administrada por Elda e sua filha Louise Galvão, que trabalha na gerência dando assistência aos clientes e fica responsável pelas finanças da propriedade. Já Elda é quem cuida da alimentação e ministra cursos de culinária alternativa, com receitas sem glúten, lactose para veganos e vegetarianos. “É assim que a gente divide e quando temos algumas decisões a serem tomadas, nós tomamos sempre juntas. Eu conto com uma equipe e eu mesma fico na cozinha. Tenho pessoas que trabalham no salão, meu genro arruma os redários e outras áreas de descanso. É uma delícia poder trabalhar em família apesar de seus melindres, mas nos fortificamos com isso”, acredita Elda, que define seu negócio como familiar.
Elda enxerga com otimismo o envolvimento da filha pelas propostas de inovação e cuidado com a propriedade. Um exemplo é o investimento em hospedagens e prática de camping que está sendo planejado inteiramente por ela. “A minha filha que antes era uma criança que viveu nesse meio, hoje ela se torna uma empresária que foi criada gostando do que faz. O conselho que eu dou para todas as mães que querem empreender é que, se você tem um filho que pode viver uma parte dessa jornada com você, aproveite, confie e erga as mãos para o céu”, pontua.
Mãe empreendedora na cidade
De acordo com dados do Sebrae e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das empresas do país possuem perfil familiar, ou seja, o sonho de abrir o próprio negócio está cada vez mais presente nos lares brasileiros.
Para Fabiana Cavalcante, dona do Centro Automotivo Automar, uma oficina automotiva em Campo Grande, trabalhar com seu filho Marco Henrique Cavalcante foi essencial para administrar um espaço tradicionalmente associado ao público masculino. Há 12 anos administrado por mãe e filho, ter uma boa relação é fundamental. “Sou pacificadora, pois, acima de tudo, somos uma família, mas temos diferenças e busco o melhor para todos”, compartilha a mãe.
Fabiana era representante comercial antes de abrir a oficina Automar e utilizou da experiência em vendas para organizar o negócio, a partir do conhecimento administrativo e mecânico de seu filho Marco Henrique. No início, fidelizar clientes era seu principal desafio, mas a liberdade de tomar decisões e confiança entre os membros da família deram continuidade e fortaleceram o negócio. “Sou financeiro e sempre tento conexões para ter mais clientes e parcerias comerciais atendendo empresas e meu filho fica na administração e acompanha o pátio com funcionários, orçamentos”, expõe.
Apesar da equipe pequena, ela e o filho dividem suas funções na mecânica em geral com um atendimento personalizado para mulheres. “Mantemos a empresa por ele sempre nos deixar cientes que sempre estaria ali, nós não entendíamos nada de oficina e ele se dedicou aprendeu e isso nos fortaleceu. Toda decisão importante resolvemos juntos”, pontua.
Segundo a empresária, ela e o filho dividem do mesmo propósito sobre o crescimento da empresa, um sentimento de passagem na família que reforça o acolhimento de novas ideias de cada um. “Queremos nos aperfeiçoar e fazer o melhor para atender os clientes, indo atrás de parcerias com outras empresas, por exemplo. Espero que outras mães acreditem mais em si, se esforcem, tenham paciência e, acima de tudo, amor para o que está ao seu redor, lembrando que as pessoas que caminham ao nosso lado serão sempre mais importantes que coisas”, finaliza.
Para conhecer mais sobre empreendedorismo, como aproveitar oportunidades de negócio e outras capacitações do Sebrae disponíveis, acesse ms.sebrae.com.br ou ligue para o número 0800 570 0800.