Em um evento na Câmara Municipal, na manhã dessa sexta-feira, 9 de maio, novos integrantes dos conselhos dos Idosos, da Mulher e da Mobilidade Urbana e Trânsito tomaram posse para um mandato de dois anos.
O Conselho dos Idosos se torna a voz ativa de uma população que merece respeito, dignidade e atenção especial.
O Conselho da Mulher tem a missão de fortalecer a luta pela igualdade de gênero, empoderando e garantindo que as vozes femininas sejam ouvidas e respeitadas.
O Conselho de Mobilidade Urbana e Trânsito atua para garantir um espaço urbano acessível e seguro para todos.
Silvânia Bersani, Diretora de Relações Institucionais, enfatizou que “um dos grandes desafios da gestão pública é o engajamento da participação Popular”. Lembrou que os conselheiros voluntários deixam seus afazeres, sua empresa ou o trabalho dentro das secretarias para participar de conselhos, acumulando funções e responsabilidades.
O Diretor de Trânsito, Cel. José Aparecido de Moraes apontou dados estatísticos sobre os problemas de trânsito. Segundo ele, a equipe de trânsito da Prefeitura cuida de cerca de 140 mil habitantes e 109 mil veículos cadastrados, ou, quase três veículos por pessoas habilitada.
“Muitos acidentes são causados por falta de atenção e desobediência à legislação. Todos os dias observamos que muitos pedestres fazem questão de atravessar fora da faixa. Isso resulta em um índice muito alto”, disse Moraes.
A vereadora Evalda Reis, que também tomou posse como integrante do Conselho das Mulheres, agradeceu a todos que se colocaram à disposição para ajudar a resolver pautas importantes e de relevância no município. “Me sinto honrada em ajudar o Conselho, e agradeço a todas que se colocaram à disposição para juntas, trabalharmos no enfrentamento à violência contra a mulher”, disse Evalda ao lembrar que a Câmara Municipal está à disposição para discutir e formular políticas públicas que avancem ainda mais visando uma melhor qualidade de vida.
Representando o Prefeito, Dr. Cassiano Maia, Daiane Queiroz agradeceu a todos os conselheiros empossados por se oferecerem para participar de um processo de planejamento, de fiscalização, e principalmente de participação Popular.
“Quando entramos em um conselho trabalhamos as políticas públicas, os direitos, o universo de serviços no município, e não só a fiscalização como a maioria pensa. A fiscalização é apenas uma das funções e nem é a essencial, a principal”, completou Daiane.
A representante da Casa dos Conselhos Municipais, Rosires Magalhães, conduziu a cerimônia e lembrou das responsabilidades dos empossados.
Todos trabalham voluntariamente e com o mesmo objetivo. É uma ação de auxílio à gestão pública finalizando que, “os conselhos são criados por leis ordinárias e também por decretos de nomeação e cada um tem seu regimento interno. As reuniões são mensais com reuniões extraordinárias caso seja preciso”.
Serviço
A Casa dos Conselhos está enderaçada na rua Elmano Soares, 670.
Confira as imagens na galeria:


























Fotos: Pefeitura de Três Lagoas