28.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 13 de maio de 2025

Vacina contra a gripe já está disponível para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade

A Coordenação de Imunização de Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informam que todos os moradores de Três Lagoas a partir de 6 meses de idade já podem procurar a partir de hoje, 13 de maio, uma Unidade de Saúde da Família (USF) da Rede Municipal de Saúde para receber a dose anual contra a influenza/gripe.

Em nota técnica emitida na manhã desta terça-feira, 13 de maio, os órgãos responsáveis autorizaram os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul a ofertar a vacina para todos os públicos, ampliando a cobertura vacinal contra a doença. A imunização tem apresentado índices abaixo do esperado em Três Lagoas e em diversas cidades do estado, especialmente entre os grupos prioritários.

Cobertura Vacinal

Até o momento, conforme dados da Coordenação Municipal de Imunização da SMS, a cobertura vacinal em Três Lagoas permanece abaixo das expectativas: entre idosos, não ultrapassa 38%; entre crianças, está em apenas 27%; e entre gestantes, segue baixa, atingindo apenas 35% do público-alvo.

Apesar disso, conforme dados do Governo de MS, no ranking nacional o nosso estado está em primeiro na cobertura vacinal contra a influenza com quase 30% da população já vacinada.

Quer sabe mais detalhes sobre os dados de cobertura contra a influenza em MS, basta acessar esse site AQUI.

Onde se vacinar

Para receber a dose da vacina, basta comparecer a uma Unidade de Saúde da Família (USF) da Rede Municipal de Saúde de Três Lagoas, levando o Cartão SUS (físico ou digital) ou um documento oficial com foto. Confira a lista completa das USFs CLICANDO AQUI.

Importante destacar que para receber a dose a pessoa não deve ter sintomas gripais com febre nos últimos três dias. Caso isso ocorra, basta aguardar o fim dos sintomas febris e ir para uma USF para se imunizar.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.